O que o nacionalismo trouxe como antecedente para a primeira guerra?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Havia dois segmentos nacionalistas principais às vésperas da Primeira Guerra: o pan-eslavismo e o pangermanismo. ... O segundo, do mesmo modo, dizia respeito à formação de um bloco nacionalista germânico europeu, liderado pelo Império Alemão e a Áustria-Hungria.
Resposta: Associada à busca por expansão territorial estavam também as ideologias nacionalistas. Havia dois segmentos nacionalistas principais às vésperas da Primeira Guerra: o pan-eslavismo e o pangermanismo. O primeiro dizia respeito à tentativa de formação de um grande bloco político nacionalista eslavo, encabeçado pelo Império Russo. O segundo, do mesmo modo, dizia respeito à formação de um bloco nacionalista germânico europeu, liderado pelo Império Alemão e a Áustria-Hungria.
Para adquirir força política e militar, cada uma dessas lideranças formou alianças com outros países por motivos como: inimigos em comum ou acordos comerciais. Assim, por exemplo, na década de 1880, formou-se a Tríplice Aliança a partir de acordos entre Alemanha, Áustria-Hungria e Itália. A partir da década de 1890, o Império Russo passou a se articular com a França (inimiga histórica dos germânicos) a fim de fazer um tipo de acordo semelhante à Tríplice Aliança.
Explicação: