O que o Liberalismo pregava em relação ao comércio entre países.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O liberalismo é um conjunto de pensamentos que surgiu no século XVII e ganhou destaque na Europa do século XVIII. O seu apogeu ocorreu após a Revolução Industrial, no início do século XIX. Basicamente, a visão liberal de mundo consiste em enxergar que todos os seres humanos são dotados de capacidades para o trabalho e intelectuais e que todos têm direitos naturais a exercer a sua capacidade.
Dessa maneira, o Estado não tem o direito de interferir na vida e nas liberdades individuais dos cidadãos, a menos que esses atentem contra a ordem vigente. Esse pensamento liberal norteou eventos como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial, criando um Estado de Direito liberal na modernidade, que visava assegurar os direitos dos cidadãos e acabar com o despotismo.
Explicação:
Resposta:
O liberalismo econômico foi uma das principais correntes teóricas do capitalismo. É, também, a teoria que mais se aproxima da nossa realidade. Ao longo do artigo, vamos demonstrar o que é o liberalismo econômico, falar sobre os principais nomes responsáveis por essa corrente e algumas de suas vantagens e desvantagens mais marcantes.
Explicação:
O que é Liberalismo econômico?
Com foco na garantia das liberdades individuais e limitação da influência do Estado nas decisões econômicas, o liberalismo econômico pode ser interpretado como um dos principais contrapontos ao socialismo.
Ou seja, a teoria defende o que chamamos de Estado mínimo. Nela, o papel do Estado se reduz a um mantenedor dessas garantias e liberdades individuais, abandonando o caráter de fiscalizador das atividades econômicas e sociais.
Como surgiu o liberalismo econômico?
O nascimento da ideologia se deu no século XVIII, junto ao movimento societário conhecido como iluminismo, que tinha como lema “liberdade, fraternidade e igualdade”. O movimento foi amplo e abrangeu teorias em diversas áreas das artes e das ciências, incluindo a econômica.
3 pilares do liberalismo econômico
Assim como qualquer outra teoria ou filosofia, é necessário construir algumas bases que fundamentam e guiam suas políticas. Os pontos centrais do liberalismo econômico são:
Livre concorrência
Papel mínimo do Estado na economia
Vantagem comparativa
Espero ter ajudado! ;D