o que o gás hélio e o gás hidrogênio têm em comum
Soluções para a tarefa
7. Após uma exposição sobre os gases da atmosfera, a grande maioria dos alunos surpreendeu-se com a porcentagem do nitrogênio na atmosfera, cerca de 78%, muito superior à de oxigênio. Assim, o professor propôs aos alunos que realizassem uma pesquisa sobre o gás nitrogênio, principalmente quanto a suas aplicações. Na aula seguinte, quatro alunos foram sorteados para expor suas pesquisas:
Pesquisa do Aluno 1 - A baixa reatividade do nitrogênio em condições ambiente impede que seja utilizado pelos animais na síntese, por exemplo, de aminoácidos.
Pesquisa do Aluno 2 - O nitrogênio é um excelente agente oxidante, justificando-se sua aplicação na indústria metalúrgica e elétrica.
Pesquisa do Aluno 3 - No estado gasoso, o nitrogênio é considerado quase inerte e, por isso, provoca explosões.
Pesquisa do Aluno 4 - Na forma líquida, o nitrogênio é usado na medicina veterinária como conservante de sêmen.
Apresentaram pesquisa com dados corretos apenas os alunos:
a) 1 e 4
b) 3 e 4
c) 1 e 2
d) 2 e 3
e) 1 e 3
8. Despoluir os rios Tietê e Pinheiros da capital paulista é um dos projetos que tem exigido muitos esforços do governo do Estado de São Paulo. Uma das etapas do tratamento consiste em misturar à água poluída sulfato de alumínio (Al2(SO4)3) ou cloreto de ferro III (FeCl3), substâncias que agem provocando a decantação dos poluentes em suspensão nas águas.
A função destas substâncias na decantação é que:
a) Ambas as substâncias são sais básicos capazes de neutralizar a acidez dos poluentes aumentando consideravelmente o pH da água.
b) Ambas as substâncias são iônicas e eletrólitos fortes; a presença de íons em solução provoca a decantação dos poluentes.
c) Tanto os ânions sulfato como cloreto provocam a oxidação dos poluentes em suspensão e sua consequente decantação.
d) Ambas as substâncias geram gases ao serem dissolvidos em água (O2 e Cl2, respectivamente) o movimento das bolhas de gases desfaz a suspensão, provocando a decantação dos poluentes.
e) Tanto os íons Al3+ como os íons Fe3+ sofrem hidrólise gerando flocos dos respectivos hidróxidos que aderem aos poluentes e os arrastam para o fundo.
9. Os componentes principais do ar podem ser separados por meio da destilação fracionada do ar atmosférico liquefeito. A tabela, a seguir, apresenta as temperaturas de ebulição dos principais componentes do ar atmosférico.
Imagem anexa.
A destilação fracionada do ar é feita comumente com a fração líquida obtida ao se resfriar o ar a uma temperatura de -200 °C. Nessa condição, quais dessas substâncias ainda permanecem no estado gasoso e, entre as substâncias nitrogênio, oxigênio e argônio, qual seria obtida na parte superior da coluna de fracionamento, respectivamente?
a) nitrogênio, oxigênio e argônio; hélio
b) neônio, hélio e hidrogênio; nitrogênio
c) argônio, neônio, hélio e criptônio; nitrogênio
d) neônio, hélio e hidrogênio; oxigênio
e) hélio e hidrogênio; oxigênio
10. O sal marinho é a matéria-prima da indústria cloro-álcali, na qual se produz soda cáustica, cloro e seus derivados. Dentre os materiais a seguir, quais são obtidos a partir do cloro?
I - Policloreto de Vinila (PVC)
II - Vidro
III - Explosivos
IV - Alvejantes
a) III e IV
b) I e II
c) II e III
d) I e III
e) I e IV