O que o exercício da dúvida cartesiana tem a ver com o problema das Fake News na contemporaneidade?
Soluções para a tarefa
Oi! Primero: Você sabe o que É o exercício da dúvida de Descartes?
Se não sabe vou te explicar agora.
O primero de tudo é duvidar das coisas e fatos que são apresentados.
Buscar na sua razão e em testes que aquilo pode ser verdade, também éum passo.
Pesquise um pouco sobre isso, é bem interessante, garanto.
Para ter uma idéia do quanto as mentiras em forma de notícias têm uma alcance absurdo: mais de 70% da população brasileira já leu alguma fake News(G1).
*Resposta:*
Tem relação à medida que através da dúvida e investigação pode-se obter a verdade, fato esse que não está sendo considerado pelos cidadãos, levando em conta que existe grande disseminação de falácias nas redes sociais, e nisso percebe-se que a população não busca se informar sobre o que está sendo publicado ou escrito.
Descartes utilizava como base de seu método de investigação a chamada dúvida metódica. Podemos utilizar este procedimento para nos defender das fake news.
Com a dúvida metódica, o filósofo francês buscava colocar tudo o que conhecia em suspensão: ao duvidar de tudo, Descartes chegou à famosa conclusão de que só não duvidava de que estava duvidando. Assim, formulou a famosa passagem: penso (duvido), logo existo.
Descartes partiu, assim, da razão para chegar à existência. Contrariamente, podemos partir da existência para chegar à dúvida: ao sermos inundados por notícias e informações, podemos frear nosso ímpeto de crença e começar a duvidar da veracidade delas.
A dúvida cartesiana, assim, serviria como modelo de comportamento em relação aos jornais famosos e tradicionais: ao duvidar das informações que deles ouvimos, nos defendemos de mentiras travestidas de notícias, como são as fake news.
Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/33723629