História, perguntado por vihXL, 9 meses atrás

O que o"Comunismo de Guerra" defendia? e de que forma usavam da violência?

Soluções para a tarefa

Respondido por Arroizzz
0

Resposta:

O “comunismo de guerra” foi uma estratégia econômico-militar elaborada por Vladimir Lenin, líder comunista bolchevique, durante a Guerra Civil Russa (1918-1920). Para compreender o que significou isso, vejamos o contexto dos acontecimentos.  

Revolução de Outubro e Guerra Civil Russa  

A Revolução Russa de 1917 consolidou-se com a chamada “Revolução de Outubro”, quando os bolcheviques (facção revolucionária comunista derivada do Partido Operário Social-Democrata Russo) tomaram o poder, sobrepondo-se, portanto, às outras facções revolucionárias mais moderadas. Essa ação instituiu o Estado Bolchevique, que mais tarde se transformou no Estado Soviético e na União Soviética, o que provocou não apenas a reação dos opositores dentro da revolução, como a reação de forças ligadas ao czar Leopoldo II, que, com o apoio de outras potências europeias, procuraram enfrentar os bolcheviques no campo de batalha.

Esse enfrentamento resultou na chamada Guerra Civil da Rússia ou Guerra Civil Russa. Nessa guerra, entraram em conflito os exércitos Vermelho e Branco. O primeiro deles era constituído pelas forças proletárias e camponesas e por membros do Exército imperial russo, que, durante a Primeira Guerra Mundial, associaram-se aos revolucionários bolcheviques. O líder e grande articulador desse exército foi Leon Trotsky. Do lado oposto, estavam os militares de carreira, vinculados à aristocracia russa que orbitava em torno do czar Nicolau II. Eles pretendiam retomar o poder por meio de uma ditadura militar como contraponto à ditadura do proletariado, pregada pelos bolcheviques.

Para conter a ação militar contrarrevolucionária do Exército Branco, os bolcheviques, sob o comando de Vladimir Lenin, adotaram a tática chamada de “comunismo de guerra”,

A situação da economia russa havia se agravado durante a Primeira Guerra Mundial e, após a Revolução de Outubro, os comunistas bolcheviques ambicionavam a construção do Estado Soviético. Ao mesmo tempo em que havia a necessidade de se estruturar esse modelo de Estado, havia também a realidade da guerra civil, que exigiu uma estratégia de autoconservação do bolchevismo no poder.

Perguntas interessantes