História, perguntado por ka579260, 5 meses atrás

O que o Brasil Colônia oferecia a Portugal/Metrópole?

Soluções para a tarefa

Respondido por gokublackyt5020
1

Resposta: Dom Sebastião, então rei de Portugal, declarou a exploração do pau-brasil monopólio da Metrópole - Ninguém poderia retirar pau-brasil sem permissão da coroa portuguesa e o pagamento de tributos. O monopólio da coroa portuguesa no pau-brasil durou até à vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808

Respondido por lukuramoto
0

A seção do Brasil Colônia comporta textos que são referentes ao conteúdo do período da história do Brasil que se estendeu desde o descobrimento do país, em 1500, até a vinda da família real portuguesa no ano de 1808. Apesar da montagem do sistema colonial no Brasil começar efetivamente em 1530, nesta seção (em razão de uma opção didática) estão inclusos textos referentes aos trinta anos anteriores, já que é impossível compreender a necessidade da colonização efetiva sem entender os seus antecedentes.

De 1500 até o ano de 1530, os temas mais importantes são: o contato com o meio ambiente e os diferentes povos nativos, ou indígenas – esse fato causou grande impacto na mentalidade europeia da época, gerando um imaginário que ia da demonização a várias imagens paradisíacas; as tentativas iniciais de exploração de matérias-primas, com um pouco mais destaque para o pau-brasil, largamente monopolizado por comerciantes portugueses como Fernando de Noronha.

Com a ameaça da ocupação do território brasileiro por muitos outros povos, como os franceses, a coroa portuguesa decidiu, no início da década de 1530, estabelecer o controle de fato da colônia, instituindo o Governo Geral. O 1* dos governadores gerais do Brasil foi Tomé de Souza. A partir da fase dos governos gerais, começou-se o estabelecimento de uma estrutura econômica um pouco mais sofisticada. A montagem dos engenhos de açúcar e do sistema da plantation (latifúndios monocultores), bem como o emprego da mão de obra escrava, inicialmente indígena e, posteriormente, (africana), fez parte das decisões do Governo Geral.

Ao mesmo tempo, da então Capitania de São Paulo saíram os empreendimentos, mais conhecidos como bandeiras e entradas, que se caracterizaram pelo desbravamento do interior do país, pelo apresamento de índios e pela ampliação de territórios. A formação da sociedade colonial passou a articular-se a partir de elementos como: economia açucareira, sistema escravista e adentramento no interior do país.

Perguntas interessantes