O que o batismo de Clóvis significou?
Soluções para a tarefa
O batismo do imperador Clóvis, do Reino dos Francos (onde hoje é a França), significou a transformação da Europa em uma fortaleza do cristianismo. A conversão do rei está representada nos vitrais da Catedral de Notre Dame, e ocorreu em 497.
O batismo fomentou e garantiu a propagação das crenças cristãs que já estavam espalhando-se entre os servos do rei, que agora ganhavam o apoio central para sua declarada fé.
abraços!
O batismo de Clóvis significou a aliança - que duraria séculos - entre a nobreza franca - povo que habitava a região que eventualmente se tornou a França - e a Igreja Católica.
Com a Queda do Império Romano do Ocidente, em 476 depois de Cristo, houve um forte grau de desorganização política nos antigos territórios romanos, com avanço dos povos bárbaros - pagãos - em um território que era, até então, oficialmente cristão.
Com a conversão de Clóvis, contudo, é estabelecido um acordo entre a alta nobreza franca - os nobres pagãos foram, aos poucos, perseguidos - e a estrutura cultural que havia sobrado do Império Romano, a Igreja Católica, de modo que os, aos poucos, o catolicismo voltou a ganhar espaço na Europa, e a Monarquia (auxiliada pela Igreja) se tornou a forma política dominante.
Mais sobre a Monarquia em:
https://brainly.com.br/tarefa/5560926