O que o barroco mineiro valorizava?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Preservava o caráter dualista e a contradição artística, mas criou sua própria personalidade e deixou sua assinatura nas obras arquitetônicas, na pintura e na escultura nacional. A arte do barroco mineiro é destacada pela grandiosidade e pompa na confecção de peças.
Explicação:
Resposta:
Preservava as características de dualidade e contradições do movimento artístico, em Minas Gerais, o barroco começou a se desenvolver como um estilo de personalidade própria que deixou sua marca na história da arquitetura, da pintura e da escultura, a nível nacional e internacional.
Caracterizada pela pompa e grandiosidade, a arte barroca mineira é rica em detalhes, cores e ornamentos em ouro. O barroco mineiro explorou os materiais típicos da região, como o cedro e a pedra-sabão, criando assim uma arte autêntica e carregada de características peculiares.
A arquitetura, a pintura, a escultura sacra e a música tiveram destaque no barroco mineiro. Evocando a religião em cada detalhe, o barroco mineiro seguiu a tendência da Arte Barroca, crescendo, sobretudo, em torno das igrejas e confrarias. As maiores expressões do barroco mineiro foram Mestre Ataíde e Aleijadinho.