Saúde, perguntado por nicolelo1941, 1 ano atrás

o que o ácido urico em excesso causa? alguma alma bondosa pra me ajudar?!

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigomes95
0
Cerca de 40% das pessoas com excesso de ácido úrico apresentam histórico familiar do problema, o que permite afirmar que existe uma influência genética significativa. No entanto, outros fatores podem contribuir para seu surgimento, como alimentação, consumo excessivo de álcool, uso de certas medicações e a presença de outras doenças.

Os homens costumam ser os mais afetados pelo problema, pois o estrógeno (hormônio feminino) tem efeito uricosúrico -- que estimula a eliminação do ácido úrico pela urina. Por isso, a hiperuricemia é rara em mulheres que ainda não estão na menopausa.

Os principais sintomas
Algumas pessoas podem ter somente crises agudas de artrite, inflamação das articulações que causa dor e rigidez. Em outros o excesso de ácido úrico gera um material parecido com um cristal que, ao ficar retido no corpo, dá origem a gota -- problema em que, geralmente, punhos, cotovelos, tornozelos, joelhos ou dedos dos pés ficam muito doloridos, inchados, vermelhos e com aumento da temperatura na pele da região afetada.

Em excesso na urina, esses cristais ainda podem dar origem a alterações nas funções dos rins ou a cálculos renais, além de causar hipertensão, artrite e problemas cardiovasculares.

Quando se preocupar com o ácido úrico?
O paciente com hiperuricemia deve ser tratado sempre que tiver alguma doença relacionada ao surgimento de cristais de urato. Só indicado tratamento para pessoas sem qualquer sintoma (como gota e artrite) quando os valores sanguíneos de ácido úrico ficam, de forma persistente, acima de 13 mg/dl nos homens ou 10 mg/dl nas mulheres.

Pessoas do sexo masculino com índice maior do que 7,0 mg/dl e do sexo feminino acima de 6,0 mg/dl já devem tomar certas precauções para que a taxa da substância no organismo não aumente. As principais medidas são: evitar alimentos ricos em purina, como bacon e outras carnes de porco, peixes e frutos do mar, vísceras (coração de galinha, rim, fígado, miolo etc.), embutidos, ovas de peixe e bebidas alcoólicas, especialmente a cerveja. O paciente também precisa beber de um e meio a dois litros de água por dia e, se estiver com sobrepeso, emagrecer.

Como manter o ácido úrico sob controle?
A principal recomendação é ter um estilo de vida saudável: praticar atividades físicas regularmente, evitar o sobrepeso e manter uma alimentação equilibrada. Também é importante maneirar no consumo de bebidas alcoólicas. Todas essas atitudes ajudam a controlar os fatores de risco para o ácido úrico e ainda trazem um melhor controle metabólico, reduzindo o risco de outras doenças e melhorando sua qualidade de vida de maneira geral.
Perguntas interessantes