Artes, perguntado por miguelcordeirodeabre, 11 meses atrás

o que necessário para um observador sentir nas obras de instalação​

Soluções para a tarefa

Respondido por biabizol
0

Resposta:

Você já parou para analisar uma obra de arte? Quando vai a um museu e vê um quadro, sabe como interpretá-lo? Pois saiba que esse é um grande exercício não só para quem trabalha na área, mas para todo mundo. Levando isso em conta, veja aqui 9 passos para analisar uma obra de arte.

Um grande número de pessoas tem acesso hoje a pinturas de grandes artistas e a oportunidade de estudá-las. Ver não envolve muito esforço, mas olhar uma obra de arte significa abrir a mente e ver mesmo uma obra de arte.

Olhar uma pintura é como fazer uma viagem com muitas possibilidades, incluindo a emoção de partilhar as ideias de outra época.

Muitas vezes, as pessoas visitam museus sem saber como analisar uma obra de arte. Quando veem uma pintura, ficam sem palavras ou dizem “Humm, interessante,” e passam para a próxima.

Claro que você não precisa ser um entendedor de arte ou mesmo fazer um curso de História da Arte para fazer uma análise e ter uma ideia sobre uma obra ou um artista.

Como analisar uma obra de arteEvite ler a etiqueta em uma obra de arte quando você a vê pela primeira vez. Tente entendê-la antes de deixar que algo influencie sua opinião.

Obtenha uma primeira impressão avaliando se a obra de arte desperta algumas emoções, como tristeza, felicidade, medo ou confusão (isso é normal).

Observe as linhas. Avalie se são suaves e leves como as pinturas de Renoir, ou escuras e fortes. Olhe como o artista as usou, por exemplo, Van Gogh usou-as para mostrar as correntes de vento em noite estrelada, enquanto Munch as utilizou em “O Grito”, para exibir ondas sonoras.

Observe as cores e os tons, e como criam o temperamento da obra de arte.

Procure símbolos possíveis, especialmente em pinturas religiosas. Uma pomba geralmente representa o Espírito Santo, enquanto uma serpente simboliza o mal. Quanto mais você analisar a arte, reconhecerá e compreenderá ainda mais esses símbolos.

Observe a composição e a perspectiva da obra de arte, inclusive se é cheia de detalhes, simétrica, e o ângulo. Por exemplo, em “A Última Ceia” de Tintoretto, a composição e a perspectiva estão em um ângulo de cima, que é diferente da maioria das pinturas de “A Última Ceia”, que costumam ser simétricas e centralizadas.

Observe a luz e a sombra. Muitas vezes, os artistas usam a luz para dar um efeito dramático, como na pintura de Carravaggio “A Conversão de São Paulo”. A luz pode dizer também a hora do dia na pintura e se vêm de fonte natural (como um relâmpago) ou artificial (lanterna).

Use todas as informações que você recolheu até agora para compreender o tema, que é a mensagem da pintura.

Agora olhe a etiqueta. Ela deve informar pelo menos o nome da obra de arte, o artista e a data. Às vezes, ela também indica sobre o que é a obra. Por exemplo, a famosa pintura “Mãe de Whistler” é, na verdade, chamada de “Arranjo em Cinza e Preto”: “A Mãe do Artista”. Isso mostra que o artista estava mais concentrado no arranjo de cores do que no amor por sua mãe.

Perguntas interessantes