O que não apresenta uma barreira a comunicação?
Soluções para a tarefa
Explicação:
As barreiras da comunicação de uma empresa com seus clientes são resultado de problemas oriundos de fatores estruturais. Um deles, por exemplo, pode ser a quantidade insuficiente de canais de comunicação disponibilizados pelo negócio ao público-alvo.
Gargalos como esse são passíveis de serem identificados de modo otimizado e eficiente. Como? Por meio de um conceito que tem ganhado cada vez mais espaço nos modelos de gestão. Trata-se da inteligência de mercado. Uma estratégia de marketing que busca obter insights, soluções e tomadas de decisão racionais a partir da coleta e análise de dados.
Mas o que tudo isso tem a ver com as barreiras da comunicação com o cliente, afinal? Tudo! Nos tópicos a seguir, mostraremos quatro dos maiores empecilhos comunicativos com o público que podem prejudicar o crescimento de seu negócio. Abordaremos, também, como é possível enfrentá-los e, por fim, resolvê-los. Confira!
Kit: 3 materiais para treinar o seu atendimento
Neste conteúdo, você vai ver:
Barreiras da comunicação: como caracterizar?
De que maneira identificar as barreiras de comunicação na empresa?
Quais as principais barreiras de comunicação no universo corporativo?
1. Barreira dos canais de comunicação
2. Barreira da linguagem
3. Barreira da empatia
4. Barreira da eficiência
O que fazer para superar essas barreiras de comunicação?
Barreiras da comunicação: como caracterizar?
Antes de mais nada, precisamos encontrar fundamentos e critérios para caracterizar o que pode vir ou não a ser de fato uma barreira de comunicação, não é mesmo? Na introdução, mencionamos um exemplo que ilustra bem esse fenômeno corporativo.
Muito se fala, aliás, sobre os problemas relacionados à comunicação interna — que é aquela que ocorre dentro da empresa entre os colaboradores divididos em departamentos distintos. Tão importante quanto, a comunicação com o cliente merece ser destacada como uma estratégia fundamental nos processos de prospecção, conquista e fidelização.
No sentido léxico da palavra, “barreira” pode ser classificada como um obstáculo, algo que causa distanciamento, conflito ou bloqueio. Quando um cliente envia uma solicitação por e-mail e demora a ter um retorno da empresa, pode-se dizer que se criou uma barreira de comunicação aí.
Enfim, é razoável considerar que todo e qualquer elemento que dificulta ou causa ruído no atendimento ao cliente se caracteriza como uma barreira de comunicação. Não importa se ela ocorra no contato telefônico, nos chats das mídias sociais ou pessoalmente.
OLÁ! As barreiras da comunicação de uma empresa com seus clientes são resultado de problemas oriundos de fatores estruturais. Um deles, por exemplo, pode ser a quantidade insuficiente de canais de comunicação disponibilizados pelo negócio ao público-alvo.
- Gargalos como esse são passíveis de serem identificados de modo otimizado e eficiente. Como? Por meio de um conceito que tem ganhado cada vez mais espaço nos modelos de gestão. Trata-se da inteligência de mercado. Uma estratégia de marketing que busca obter insights, soluções e tomadas de decisão racionais a partir da coleta e análise de dados.
- Mas o que tudo isso tem a ver com as barreiras da comunicação com o cliente, afinal? Tudo! Nos tópicos a seguir, mostraremos quatro dos maiores empecilhos comunicativos com o público que podem prejudicar o crescimento de seu negócio. Abordaremos, também, como é possível enfrentá-los e, por fim, resolvê-los.
Bom estudo! -w-