o que mudou na produção no campo e na indústria?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Expansão e otimismo
Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em 2016 o agronegócio gerou 23% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e foi responsável por 46% das exportações realizadas pelo país. O agronegócio é cada vez mais valorizado no país e deve essa reputação crescente a vários fatores, dentre eles atingir bons resultados na economia.
O poder da tecnologia
A maior responsável pelos números positivos do setor tem nome: tecnologia. A modernização do campo permitiu novas dinâmicas de trabalho, acelerou processos, multiplicou resultados e aprimorou até mesmo a qualidade do que é produzido. Ainda de acordo com o relatório da Embrapa, entre 1975 e 2015, avanços tecnológicos foram responsáveis por 59% do aumento do valor bruto da produção agrícola.
Em que locais isso é mais sentido? Os equipamentos foram modernizados em praticamente todas as etapas, otimizando desde o plantio até a colheita e o ensacamento de produtos agrícolas.
Por fim, o perfil da população do campo se alterou bastante com o tempo. Houve um esvaziamento populacional do meio rural, com a população migrando para as cidades e diminuindo a ocupação das regiões hoje utilizadas para agropecuária.
Segundo o Censo Agropecuário de 2017, isso resulta também no aumento da média de idade da população no espaço rural. Pessoas com mais de 65 anos representam 21,4% dos moradores dessas regiões — porcentagem que era de 17,5% em 2006. Ao mesmo tempo, o percentual de jovens entre 25 e 45 anos apresentou queda, o que mostra que manter a população na região e interessada em trabalhar na área é um dos desafios de quem está atualmente no setor.
Explicação: