O que motivou os governos de seis países latino-americanos a fundar a operação Condor ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Ao longo dos anos 1960, Estados Unidos e União Soviética intensificaram suas ações no sentido de ampliar suas influências ao redor do mundo. A Guerra Fria, o embate ideológico entre as duas maiores potências mundiais, intensificou-se nessa década, principalmente na América Latina. Norte-americanos e soviéticos decidiram atuar ativamente na obtenção de apoio dos países latino-americanos.
Em 1959, logo após a Revolução Cubana, Fidel Castro assumiu o poder e, poucos anos depois, aderiu ao lado soviético da Guerra Fria. A proximidade de Cuba com os Estados Unidos e a influência da revolução no continente fizeram com que os Estados Unidos voltassem suas atenções para os países vizinhos.
Resposta:
A troca de informações e principalmente cooperar em sequestros e assassinatos de dissidentes políticos que lutavam para derrotá-los.
Explicação:
A Operação Condor consistiu na cooperação dos serviços de inteligência de seis países da América Latina que estavam sob regime ditatorial. Esta assistência era clandestina e não precisava da autorização da Justiça. As ditaduras latino-americanas tinham como alvo principal acabar com o comunismo.
O objetivo principal da Operação Condor era integrar os serviços de inteligência e de repressão aos grupos revolucionários de orientação comunista atuantes no continente latino-americano desde o início dos anos 1960.