Filosofia, perguntado por daviitabaiana2020, 7 meses atrás

O que motivou o nascimento da Filosofia?(1,0)

Soluções para a tarefa

Respondido por beatrizbommoreira
1

O poeta Homero buscava as causas dos acontecimentos narrados e tentava apresentar uma versão completa do fato; o poeta Hesíodo, procurava por meio do nascimento dos deuses explicar a origem do universo. Essa tradição cultural teve repercussão na obra dos primeiros filósofos, como Pitágoras e Tales de Mileto.Correlacionada aos mitos, as religiões gregas como Orfismo e os mistérios de Elêusis influenciou as filosofias de Pitágoras, Heráclito, Empédocles e Platão. A inexistência de um livro sagrado possibilitou a livre expressão de ideias.

O pensamento mítico explica a realidade a partir de uma realidade exterior, de ordem sobrenatural, que governa a natureza. O mito não necessita de explicação racional e, por isso, está associado à aceitação dos indivíduos e não há espaço para questionamentos ou críticas. O pensamento mítico perde a função de explicar a realidade, mas essa transição dependeu de fatores que transformaram a sociedade grega.

O pano de fundo é a decadência da civilização micênico-cretense, com uma estrutura fundada na monarquia divina, aristocracia militar e economia agrária. A invasão da Grécia pelas tribos dóricas propiciou o surgimento das cidades-Estado. A política, participativa, e o comércio que se desenvolvia, foram outros fatores que influenciaram a perda de importância do pensamento mítico.

Obs.: Espero ter ajudado,desculpe pelo tamanho


daviitabaiana2020: obg
Perguntas interessantes