O que motivou o desenvolvimento da ginástica de conscientização corporal pilates e de onde vem o nome da mesma?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Não tem como falar sobre o Método Pilates, sem antes contar a história do seu criador.
Joseph Pilates nasceu em 1880 perto de Düsseldorf, na Alemanha. Ele foi uma criança frágil, asmática, raquítica e com febre reumática, porém tornou-se tão determinado a melhorar a sua condição física que se dedicou ao estudo e a prática da construção de um corpo forte e sadio.
Tornou-se expert em uma variedade de esportes como por exemplo ginasta, esqui, mergulho, boxe e foi até mesmo artista de circo.
Durante este período de transformação física, Joseph Pilates começou a formar sua filosofia sobre exercício e saúde, estudando yoga, acrobacias e movimento e condicionamento físico, combinando filosofias de saúde e exercícios do Oriente e Ocidente.
Joseph Pilates procurava o perfeito equilíbrio do corpo e mente em um mundo que estava em modernização, se tornando cada vez mais sedentário e voltado para o resultado no trabalho.
Em 1912 ele foi para a Inglaterra onde se tornou boxeador profissional e ensinou auto-defesa a detetives da Scotland Yard.
Quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, as autoridades britânicas o confinaram em razão de sua nacionalidade alemã e ele decidiu usar o lazer forçado para desenvolver suas ideias sobre saúde e aptidão física.
Ele ensinou a seus colegas de confinamento as técnicas que estava desenvolvendo e afirmava que, por isso, nenhum deles morreu de influenza na epidemia de 1918. Joseph Pilates foi transferido para outro campo de concentração, onde se tornou enfermeiro e vigia.
Neste campo, em Lancaster, ele pegou as molas das camas e desenvolveu equipamentos para reabilitar seus pacientes, utilizando a resistência das mesmas, de modo que os pacientes começassem a tonificar seus músculos antes mesmo de poderem levantar.
Hoje conhecemos esses equipamentos como chair, cadillac e reformer.
Nesse primeiro contato com o Pilates, é possível se conectar com seu corpo, com seu “eu interior” através da respiração! Você sente suas costelas se abrindo, oxigenando seus órgãos, tecidos, músculos e com isso as tensões dão lugar ao relaxamento.
Pra quem ainda não fez, vou passar o passo a passo de como iniciar a respiração do Método.
1. Passo:
Deite-se de barriga para cima, alinhe sua cabeça, apoie seus ombros no chão, mantenha seus braços estendidos com as palmas das mãos viradas para baixo.
Mantenha sua coluna neutra, não force para nenhum dos lados, mas mantenha o quadril firme no chão.
Força nos pés para se manterem firmes no chão.
Pernas levemente afastadas na largura do quadril.
2. Passo:
Inspire pelo nariz e expire o ar pela boca.
Se preferir, coloque suas mãos sobre as costelas e sinta seu movimento, quando você inspira suas costelas vão se abrir e ao expirar, elas se fecham.
Inspire e sinta, a barriga, costelas e peito se enchendo de ar
Quando você expirar o ar, empurre seu umbigo contra sua coluna, e sinta suas costelas se aproximarem umas das outras e leve-as em direção ao osso do quadril (como se estivesse afinando sua cintura – pode imaginar que está colocando uma calça que não serve mais, para “murchar” bem sua barriga).
3. Passo:
Outro detalhe importante na respiração, é contrair o músculo chamado períneo (como se você estivesse fazendo uma força para segurar o xixi). Com isso você fortalece seu powerhouse.
O “powerhouse” é o centro do nosso corpo e faz parte do princípio da centralização. É o conjunto de músculos responsável pelo nosso equilíbrio e pela adequação postural do tronco em qualquer movimento.
4. Passo:
Mantenha essa respiração durante toda sua aula e terá mais segurança para executar os exercícios propostos pelo profissional.
Somente com o treino da respiração, você já estará fortalecendo seu abdômen. A velocidade da respiração irá depender da velocidade dos exercícios que na sua maioria é lenta.