O que motivou as lutas de Independência travadas em diferentes províncias brasileiras como Cisplatina, Bahia, Pará, Maranhão, Piauí e Ceará? *
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bahia: O general Madeira Mello representava o comando de Portugal na Bahia, ele não aceitou a liderança de Dom Pedro I. A resistência dos baianos foi uma das mais fortes na guerra da independência, mas quando foi combatida, freou o ritmo das demais províncias.
Piauí: O major Cunha Fidié foi contra a independência, até conseguiu vencer alguns confrontos, mas acabou se rendendo frente ao apelo popular.
Maranhão: A princípio, o governo de São Luís recusou a independência do Brasil, mas acabou se integrando ao império, em 26 de julho de 1823.
Grão-Pará: O almirante John Greenfell lutou para ajudar o povo paraense a derrubar as resistências que existiam contra a independência. Dessa forma, os membros da Junta de Governo foram presos e conseguiram reconhecer a autoridade de Dom Pedro I.
Cisplatina: O general Frederico Lecor, responsável pela região, aceitou a independência do Brasil e entrou em conflito com o Comandante de Armas, Dom Álvaro da Costa. Posteriormente, houve a rendição da Corte Portuguesa e os uruguaios entraram na luta pela própria independência dando origem à Guerra Cisplatina.