História, perguntado por jessicasarafreitas, 8 meses atrás

O que motivou a reurbanização da capital do Brasil, Rio de Janeiro no início do sec. XX?

Soluções para a tarefa

Respondido por gabimorgana19
8

Resposta:

Explicação:

a reurbanização do Rio de Janeiro, ocorrida na última década do século XIX e nas primeiras do século XX.

reurbanização do Rio de Janeiro se inseria em uma política de transformação da capital federal, com vistas à erradicação de várias epidemias e de embelezamento urbano afrancesado, criando assim um melhor cartão de visitas aos visitantes estrangeiros interessados em investimentos no Brasil. A principal ação nesse sentido se deu no governo do presidente Rodrigues Alves (1902-1906), cuja proposta de reforma da capital envolvia três frentes de trabalho: a modernização do porto, a reforma urbana e o saneamento básico.

Nas ações de saneamento básico, fazia-se necessário na cidade erradicar diversas epidemias decorrentes da má qualidade sanitária na cidade, principalmente na região central.

Habitada por aproximadamente um milhão de pessoas no início do século XX, a capital federal era alvo constante de surtos de febre amarela, peste bubônica, malária e varíola. A solução proposta, além das vacinações obrigatórias e da fiscalização compulsória das residências, era a demolição das habitações coletivas existentes na cidade, como cortiços, estalagens e casas de cômodos.

O argumento era que, em face das condições insalubres, as habitações coletivas eram propícias à propagação de doenças. O cortiço Cabeça de Porco chegou a ter 2000 habitantes. A isso somava a visão conservadora e moralizadora sobre a vida desses estratos da população.

Everardo Beckheuser, na obra Habitações populares, de 1906, definia da seguinte forma essa situação: “E assim reunida, aglomerada, essa gente, trabalhadores, lavadeiras, costureiras de baixa freguesia, mulheres de vida reles, entopem ‘as casas de cômodos’, velhos casarões de muitos andares, divididos e subdivididos por um sem número de tapumes de madeira, até nos vãos de telhados, entre a cobertura carcomida e o ferro carunchoso. Às vezes, nem as divisões de madeira; nada mais que sacos de aniagem estendidos verticalmente em septo, permitindo quase a vida em comum, em uma promiscuidade de horrorizar”.

Respondido por adart007real
3

Esse contexto se passa durante a Revolta da Vacina (1904):

Ao assumir a presidência da república, o Presidente Rodrigues Alves juntamente com o prefeito da cidade do Rio de janeiro, Pereira passos, iniciou uma série de reformas que levariam a capital do Brasil uma nova realidade urbana o motivo da reforma, era porque a capital estava muito mal cuidada. Havia muito lixo acumulado nas ruas de onde vinham ratos e mosquitos, transmissores de doenças que levaram as pessoas a morte, como a peste bubônica e a febre amarela.

Perguntas interessantes