o que motivou a Mão Negra (grupo terrorista sérvio) a assassinar o arquiduque.
Soluções para a tarefa
Resposta:
No dia 28 de junho de 1914 foi assassinado em Sarajevo o Arquiduque Francisco Fernando, herdeiro da coroa do império Austro-Húngaro. O ataque, realizado por um grupo nacionalista que reunia bósnios, sérvios e croatas, teve como efeito imediato o desencadear da I Guerra Mundial.
O comando que planeou e executou o atentado fazia parte de uma organização chamada “Jovem Bósnia”.
Esta rede clandestina, ligada a outras organizações como a “Mão Negra” lutava, utilizando meios violentos, contra o domínio do império austro-húngaro na Bósnia e pela formação de um estado que unisse os povos eslavos do Sul, isto é, bósnios, sérvios, croatas e eslovenos, entre outros. Este ideal de união política tinha raízes remotas e veio mais tarde a dar origem ao termo “Jugoslávia”, que significa, precisamente, “eslavos do sul”. Na época, a região dos Balcãs estava retalhada entre pequenos reinos independentes, o Império Otomano e o Império Austro-Húngaro, num estado de permanente tensão e conflito que envolvia igualmente a Grécia, a Bulgária e a Roménia.
O atentado foi planeado com a colaboração de elementos do exército e da polícia da Sérvia, tratando-se, portanto, de uma conspiração que envolvia e comprometia a hierarquia deste estado.