o que motivou a independencia no continente africano
Soluções para a tarefa
Independência da África
O Nacionalismo Africano
O movimento de independência pós-Segunda Guerra Mundial também ocorreu na África. Nacionalistas africanos lutavam para que a África voltasse a ser livre de colonização, mas que o continente mantivesse as delineações territoriais e organização política das colônias estabelecidas.
A Segunda Guerra Mundial fez com que várias nações europeias
perdessem interesse em suas colônias. O conflito também fomentou o
nacionalismo africano, pois muitos nativos que serviram nas forças
armadas durante a guerra tiveram a oportunidade de interagir com
outros africanos e asiáticos que almejavam a independência de seus
países.
Os movimentos nacionalistas receberam o apoio de um número crescente de africanos que trabalhavam nas cidades e municípios da África colonial. Após a guerra, esses trabalhadores urbanos realizaram uma série de greves exigindo o fim de baixos salários. Muitos eram alfabetizados, liam jornais e faziam parte de partidos nacionalistas africanos.
Os nacionalistas africanos ao sul do Saara foram encorajados pelo sucesso dos movimentos nacionalistas asiáticos e pela independência de grande parte do norte da África no início da década de 1950. Eles foram também incentivados pelos ganhos políticos e sociais obtidos pelos negros nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial.
A Costa do Ouro
No final da Segunda Guerra Mundial, a Grã-Bretanha passou a permitir que os nativos africanos participassem mais de seu governo colonial. Os britânicos presumiam que essa autonomia limitada africana facilitaria a futura independência de suas colônias. Em 1957, a colônia britânica da Costa do Ouro conquistou a sua independência.
A Costa do Ouro foi capaz de realizar uma transição calma para a independência, tendo sido auxiliada por sua riqueza econômica e forte sistema educacional. Havia pouca rivalidade entre os povos da Costa do Ouro. Portanto, esse país que foi renomeado de Gana era mais política e economicamente estável que a maioria dos outros países africanos.
O líder do movimento de independência da Costa do Ouro foi Kwame Nkrumah, que havia estudado em uma universidade norte-americana. A vitória de seu partido na eleição de 1951 elegeu-o primeiro-ministro, apesar de seu governo permanecer ainda sob a autoridade britânica.
Kwame Nkrumah
Em 6 de março de 1957, a Costa do Ouro ganhou sua total
independência, e Nkrumah nomeou o país de Gana. Durante os anos
seguintes, as outras colônias britânicas na África Ocidental
tornaram-se independentes - a Nigéria em 1960, a Serra Leoa em 1961 e a Gâmbia em 1965.Espero que tenho ajudado!