o que Montesquieu achava da concentração dos poderes nas mãos do rei ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Achava falho porque a concentração de poder na mão de uma autoridade sempre leva ao absolutismo, a unicidade de um soberano com todos os poderes em suas mãos dá a ele meios de dominar o povo e ser praticamente um tirano. Inclusive, a tripartição dos poderes hoje no Brasil em Legislativo, Judiciário e Executivo existe devido às teorias de Montesquieu justamente p/ que nenhum poder seja hierarquicamente superior a outro e sempre haja um consenso e equilíbrio.
Montesquieu era contra ao poder absolutista monárquico.
Montesquieu: filósofo iluminista
Montesquieu foi uma dos principais ativistas iluminista e responsável por idealizar a tripartição dos governos do Estado. Ele defendia o interesse humano diante a coletividade.
O Barão de Montesquieu, assim chamado, junto com filósofos de sua época, Voltaire e Rousseau, defendiam assiduamente novos ideais político e o fim do governo absolutista.
Ele compactuava com os ideais liberalistas, onde pudesse existir leis que regem as ações do estado perante nós e nossas ações. Segundo ele, um poder despótico ( aquele concentrado absolutamente na mão de uma tirano) era um absurdo e um desrespeito com os direitos e deveres do cidadão.
Acesse:
Tudo sobre absolutismo: brainly.com.br/tarefa/6213308