História, perguntado por contaaleatoria8, 4 meses atrás

O que Moisés fez para seu povo acreditar que ele falou com Deus?

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardoss10
1

Resposta:

Ele fugiu para uma terra vizinha e, de acordo com a Bíblia, teve ali o seu primeiro encontro com Deus. Ao pé do monte Sinai, viu um arbusto que, apesar de estar pegando fogo, não se destruía. Do meio do arbusto ele ouviu a voz de Deus lhe dizer para pedir ao faraó que libertasse os hebreus.

ass:eduardo10

Respondido por UncanillyCallous
0

Resposta:

Moisés é a principal figura do judaísmo. Ele foi o profeta que libertou o povo hebreu (ou israelita) da escravidão no Egito, ajudando-o a estabelecer uma relação especial com Deus. Moisés é importante também para o cristianismo e para o islamismo, pois foi ele que, segundo a Bíblia, comunicou aos homens as leis de Deus.

Moisés

Moisés é a principal figura do judaísmo, pois, segundo a Bíblia, libertou o povo hebreu da escravidão no Egito. Ele também é importante para o cristianismo e o islamismo.  

Infância e juventude  

Moisés provavelmente nasceu no Egito, no final do século XIV a.C., em uma família de hebreus. Naquele tempo, os hebreus eram escravos dos egípcios. O governante supremo egípcio, chamado faraó, havia ordenado que todos os recém-nascidos hebreus do sexo masculino fossem assassinados. De acordo com o que conta a tradição bíblica, a mãe de Moisés, para tentar salvá-lo, colocou-o em um cesto que desceu o rio Nilo flutuando. O cesto foi encontrado pela filha do faraó, que levou o bebê para ser criado na corte real.

Os hebreus deixam o Egito  

Quando jovem, Moisés matou um egípcio que estava espancando um escravo hebreu. Ele fugiu para uma terra vizinha e, de acordo com a Bíblia, teve ali o seu primeiro encontro com Deus. Ao pé do monte Sinai, viu um arbusto que, apesar de estar pegando fogo, não se destruía. Do meio do arbusto ele ouviu a voz de Deus lhe dizer para pedir ao faraó que libertasse os hebreus.

A Bíblia registra que Moisés falou com o faraó, mas este se recusou a fazer o que ele pedia. Deus puniu os egípcios lançando sobre eles dez pragas. A última praga tirou a vida do filho primogênito (mais velho) do faraó. Os hebreus então deixaram o Egito. Porém o exército do faraó perseguiu-os até eles não poderem mais avançar, pois tinham diante de si o mar dos Juncos (que antes se acreditava ser o mar Vermelho). Então aconteceu ali o que muitos consideram um milagre: os ventos abriram no mar uma faixa sem água. Os hebreus conseguiram atravessar e as águas retornaram logo em seguida, afogando o exército egípcio.

Os Dez Mandamentos  

Moisés levou os hebreus para o monte Sinai, onde Deus novamente se revelou a ele. Na montanha, Deus lhe deu as leis conhecidas como Dez Mandamentos. Essas leis dizem às pessoas para adorar somente àquele Deus e proíbem algumas ações, entre elas a mentira, o roubo e o assassinato. Deus fez um acordo, ou aliança, com os hebreus: se seguissem as Suas leis, Ele seria o Deus deles para sempre. Depois, essas leis e outras foram registradas na Torá (parte da Bíblia hebraica).

Moisés

Este vitral mostra Moisés segurando as tábuas com os Dez Mandamentos.  

Últimos anos  

Moisés passou o resto da vida guiando seu povo pelo deserto de Canaã (Palestina), uma terra que Deus havia prometido dar aos hebreus, ou israelitas. Essa jornada foi longa e difícil. Às vezes os hebreus questionaram a liderança de Moisés e perderam a fé em Deus. Diz a lenda que, quando Moisés ficou frustrado com alguns rebeldes, Deus viu nisso uma falta de fé e lhe negou a entrada na chamada Terra Prometida.

O último ato oficial de Moisés foi renovar a aliança. Em seguida, ele subiu ao monte Pisgá (ou Nebo), na margem oriental do rio Jordão. Acredita-se que tenha morrido ali, vendo a Terra Prometida, mas sem poder entrar nela. De acordo com a Bíblia, Moisés viveu 120 anos.

Explicação:

Perguntas interessantes