O que merleau-ponty quer dizer com a seguinte frase: "nunca ha determinismo e nunca ha escolha absoluta, nunca sou coisa e nunca sou consciência nua"
Soluções para a tarefa
O homem nasce aberto ao mundo, com um campo de possibilidades disponíveis, mas ao mesmo tempo ele é limitado por esse mesmo mundo. Assim não há determinismo, e nem escolha absoluta. É impossível que o homem seja livre em algumas ações e determinado em outras. O homem nunca é somente coisa e nunca somente consciência pura. O homem não pode ser determinado do exterior, porque para que algo pudesse determinar o homem seria necessário que ele fosse uma coisa.
Segundo a frase do filósofo francês Maurice Merleau-Ponty, não existe escolha plena, certa, mas somos responsáveis por nossas escolhas, e atos. O exterior não determina o homem, pois, as razões não são fatores decisivos sobre as suas decisões, porém, a decisão é responsável pelo surgimento dos motivos. Quando alguém resolve desistir sobre algo, os motivos ficam enfraquecidos, e desaparecem.
Filósofo Maurice Merleau-Ponty Principais Características
Maurice Merleau-Ponty foi um filósofo francês, que nasceu no ano de 1908, e morreu no ano de 1961, na cidade de Paris. Este filósofo desenvolveu observações a respeito da fenomenologia, que é um filosófico movimento, que analisa a natureza sobre as coisas, e a sua percepção pelo mundo.
Maurice Merleau-Ponty se refere à filosofia como um radical pensamento humano, relacionado à sua situação própria. O filósofo francês foi professor, serviu no exército do seu país, e foi responsável por importantes obras, como: Fenomenologia da Percepção de 1945, A Estrutura do Comportamento de 1942, O Elogio da Filosofia de 1953, entre outras.
Veja mais sobre Maurice Merleau-Ponty no link abaixo:
https://brainly.com.br/tarefa/29005727
#SPJ2