O que marx quer dizer com a frase acima? Discorra sobre o materialismo histórico,as ideias de alienação, classes sociais e salario.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O materialismo histórico é uma teoria política, sociológica e econômica desenvolvida por Karl Marx e Friedrich Engels no século XIX. Os pensadores haviam entendido que o século XIX, vivente da alta modificação social propiciada pela Revolução Industrial, possuía uma nova configuração, baseada na força de produção da burguesia e na exploração da mão de obra da classe trabalhadora por parte da classe burguesa (donos das fábricas).
Os sociólogos também entenderam que sempre houve um movimento histórico de luta de classes na sociedade e que esse movimento era a essência da humanidade. A teoria de Marx e Engels divergia do idealismo alemão, principalmente de Hegel, que entendia haver um movimento intelectual de cada época que influencia as pessoas. Para Marx e Engels, eram as pessoas que faziam a sua época.
Explicação:
O materialismo histórico foi teorizado por Karl Marx como uma visão da história como um conjunto de conflitos entre classes sociais. Para Marx, a classe trabalhadora é alienada pelo método de produção massificante e classifica a existência de duas classes sociais: a dos proletariados e a dos donos dos meios de produção.
Karl Marx e o materialismo histórico
Karl Marx foi um sociólogo do século XIX, teórico da corrente do socialismo, um sistema econômico que preza pela distribuição das riquezas para a sociedade e a adoção de uma "ditadura do proletariado". Para Marx, a história da humanidade é a história da luta entre classes, base do materialismo histórico.
Para Karl Marx, os proletariados vivem em um estado de alienação pelo trabalho, onde não percebem que as riquezas produzidas deveriam ser de posse dos trabalhadores. Por isso, classifica a existência de duas classes sociais: a classe dos proletariados e a classe dos donos dos meios de produção.
Aprenda mais sobre o socialismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/15681412