O que marca profundamente as análises da escola de Frankfurt é sua reflexão sobre um mundo desencantado; neste sentido ela se aproxima mais de Weber do que de Marx. Não se pode deixar de considerar, e vários autores o fizeram, que o pessimismo frankfurtiano se liga, de algum modo, à conjuntura política dos anos 30. A presença do fascismo influiu no tom da análise". Fonte: ORTIZ, Renato. A Escola de Frankfurt e a Questão da Cultura. São Paulo. 1985. Páginas: 1-2. Acesso em: 20 jul. 2018. em: . Sobre a Escola de Frankfurt, assinale a alternativa correta. AFazem parte da chamada Escola de Frankfurt Adorno e Horkheimer, assim como Habermas e Honneth. BSão autores filiados à Escola de Frankfurt Adorno e Rawls, os quais fazem crítica ao pensamento marxista de Habermas. CHonneth e Habermas criticam a Escola de Frankfurt de forma severa, especialmente nos trabalhos conduzidos por Robert Cox. DHonneth e Horkheimer são expoentes da Escola de Frankfurt, em contraponto ao pensamento liberal de Chesnais, vinculado à Escola de Manchester. ENão há uniformidade de pensamento na Escola de Frankfurt, tendo sua nomenclatura sido utilizada de forma pejorativa pelos teóricos marxistas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A Escola de Frankfurt foi uma escola sociológica/filosófica de pensamento político surgida na Alemanha no contexto do avanço do nazi-fascismo, sendo marcada pelas críticas aos totalitarismos e a defesa de uma perspectiva social-democrata.
Entre os seus principais autores estão Adorno e Horkheimer (que trabalhavam, com certa frequência, juntos, como ocorreu na Dialética do Esclarecimento), Habermas (um dos mais importantes teóricos políticos vivos) e Honneth, diretor do instituto que posteriormente ficou conhecida como a "Escola de Frankfurt"
É correta a alternativa A.
Perguntas interessantes