Geografia, perguntado por srfalil, 1 ano atrás

o que Malthus propunha como solução para deter o crescimento populacional ? e cite 3 críticas a teoria de Malthus​

Soluções para a tarefa

Respondido por rcezare
5

Resposta:

Para conter o ritmo acelerado do crescimento populacional, Malthus, pautado na sua formação religiosa, acreditava na necessidade de um controle de natalidade, que chamou de “controle moral”. Esse controle não deveria ser feito pelo uso de métodos contraceptivos, mas pela abstinência sexual ou adiamento de casamentos. Vale ressaltar que esse controle foi sugerido apenas para a população mais pobre. Segundo ele, era necessário forçar a população mais carente a diminuir o número de filhos.

Criticas:

* Malthus não contou com o progresso científico na agro-pecuária. Este fez que a produção de suprimentos fosse suficiente ou maior do que o crescimento populacional e possibilitasse que todos pudessem ser alimentados. A fome e a miséria não poderiam ser atribuídas à incapacidade produtiva de alimentos, como Malthus acreditava, mas sim a sua má distribuição.

* A Teoria Malthusiana foi considerada pessimista e cruel, pois Malthus acreditava que a humanidade estava fadada a viver na miséria. Malthus também acreditava que era necessário dar fim aos programas de assistencialismo, visto que essa ajuda amenizaria os problemas enfrentados pelas camadas mais pobres e estimularia o aumento da natalidade.

* Os avanços tecnológicos, principalmente no combate às doenças e também no setor agrícola, foram desconsideradas por Malthus. Esses avanços possibilitaram um grande aumento na produção de alimentos e, consequentemente, contribuíram para o crescimento populacional. Isso não solucionou o problema da fome, decorrente da concentração de renda e terra e da mercantilização extrema da produção agropecuária no contexto da Revolução Verde.

*A teoria malthusiana descartou o fato de que a maioria dos pobres ingleses dos séculos XVIII e XIX não nasceram assim, mas chegaram a essa condição em função das transformações socioespaciais decorrentes da Primeira Revolução Industrial, marcadas pela migração campo-cidade e pela exploração dos trabalhadores nas fábricas. Além disso, a escassez de alimentos para a camada da população mais carente não estava associada ao volume de produção, mas às políticas que intensificavam a comercialização da agricultura, as leis que obrigavam a manter altos os preços dos cereais são um exemplo disso.


srfalil: Muito obrigado, ajudou muito!
jherosinha49: vc poderia entrar no meu perfil e me ajudar na mimha de geografia pfv
Perguntas interessantes