Direito, perguntado por brunninhaalmeida96, 11 meses atrás


“O que mais se constatava nessa etapa da história era uma ordem precária, seja pela pluralidade de poderes […], seja pela indefinição das fronteiras políticas. […]. É durante os séculos do medievo que vai se formando a concepção jurídica do Estado baseado no poder soberano, reconhecido como o poder supremo e não sujeito a qualquer tipo de restrição. A marca fundamental do Estado Moderno é, portanto, a idéia de soberania, ou seja, da existência de um poder maior autorizado a exercer em última instância a força porque tem poder coativo e legítimo para tal.”

O texto acima indica a conjuntura na qual o Estado “moderno” se desenvolve. O evento que assinala a consagração desta nova forma de organização política (a certidão de nascimento do Estado dito “moderno”) foi:

Grupo de escolhas da pergunta

o Renascimento, especialmente pela obra de Maquiavel (O Príncipe), que consagrou o uso da expressão “Estado” (Status).

o cerco de Constantinopla pelos turcos otomanos.

o Iluminismo.

os Tratados de Vestfália.

a Revolução Francesa.​

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
0

Sobre os aspectos do texto do enunciado, temos que a resposta certa é a:

a Revolução Francesa.​

Isso porque a revolução francesa possibilitou uma mudança no paradigma da política e da sociedade no século 18 tendo em vista a derrubada de um poder absoluto para construção de uma sociedade baseada na soberania das pessoas.

Importante notar que essas ideias vieram do movimento iluminista ocorrido anos antes e que foi de fundamental importância ideológica para as revoluções burguesas.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes