o que lima barreto criticava na sociedade da época? ( me ajudem pf ).
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Lima Barreto não foi nada disto. Foi um rebelde solitário, um rebelde com causa, que usou a literatura para denunciar a sociedade em que lhe coube viver. Agente ativo e inconformado na luta contra as desigualdades e a submissão das classes inferiores, foi um defensor dos deserdados.
A sociologia da literatura deixa escapar aspectos estéticos, filosóficos e pessoais cuja gênese misteriosa vai compor os traços do talento artístico. O poeta e amigo Carlos Nejar nos fala das queixas de um pensador condenado aos limites da mera pedagogia. Tinha idéias, mas só mesmo no escorrer sem graça da exposição rotineira lograva trazê-las à luz. As portas da literatura criativa estavam fechadas para ele. E nos fala de outro tipo que tinha o mais perfeito domínio da linguagem, era um esteta do idioma, mas não tinha idéias. Por mais que tentasse não lograva escrever um livro muito menos poesia. A conclusão é ser o talento literário o misterioso poder de combinar idéias brilhantes com sua expressão na forma adequada. Sem a forma não se logra dar vida ao que se diz, mas sem algo para dizer, a forma é jogo estilístico vazio.
A sociologia da literatura deixa escapar aspectos estéticos, filosóficos e pessoais cuja gênese misteriosa vai compor os traços do talento artístico. O poeta e amigo Carlos Nejar nos fala das queixas de um pensador condenado aos limites da mera pedagogia. Tinha idéias, mas só mesmo no escorrer sem graça da exposição rotineira lograva trazê-las à luz. As portas da literatura criativa estavam fechadas para ele. E nos fala de outro tipo que tinha o mais perfeito domínio da linguagem, era um esteta do idioma, mas não tinha idéias. Por mais que tentasse não lograva escrever um livro muito menos poesia. A conclusão é ser o talento literário o misterioso poder de combinar idéias brilhantes com sua expressão na forma adequada. Sem a forma não se logra dar vida ao que se diz, mas sem algo para dizer, a forma é jogo estilístico vazio.
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Os jornais e as revistas da época do eixo Rio-São Paulo eram os meios de comunicação que, responsáveis pela divulgação das críticas, eram o locus de apresentação das letras brasileiras e principalmente da obra de Lima Barreto até sua morte. As discussões literárias que os jornais e revistas apresentavam atingiam um público heterogêneo, desde os leitores da elite, instruídos, àqueles com pouca instrução. O crítico era o elo de ligação entre o produtor literário e o público. Normalmente, o profissional que exercia esta função estava ligando a uma estrutura de poder do Estado, logo era visto como autoridade.
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