História, perguntado por gleyce0202, 7 meses atrás

O que levou Jean Calvino a promover a reforma religiosa na Suíça?​

Soluções para a tarefa

Respondido por yasminbackf
2

Calvinismo é um movimento protestante conduzido no século XVI por João Calvino, um estudioso francês que ao se converter ao Protestantismo em 1533, propaga a sua crença teológica dando continuidade à Reforma Protestante então iniciada em 1517 por Martinho Lutero .

O Calvinismo foi influenciado pelo Luteranismo. Calvino era ainda criança quando a Reforma Protestante teve início, mas se tornou um defensor do movimento despoletado por Lutero e, por isso, foi perseguido por ocasião da Inquisição. Calvino acreditava que as classes sociais representavam a escolha de Deus para a salvação. As pessoas bem sucedidas eram apontadas como os eleitos, a quem Deus levaria para o céu, em contraste com os pobres e miseráveis, que viviam nessa condição por não estarem entre os escolhidos.

O Protestantismo disseminado pelo cristão Calvino ficou conhecido por Calvinismo, ideais influenciado pelo humanismo e o Luteranismo de Martinho Lutero. Embora tenha se inspirado nas ideias de Lutero, o calvinismo desenvolveu sua própria teologia baseada na riqueza humana como evolução do espírito e, sobretudo, na “Doutrina da Predestinação”.  

Essa doutrina é o que mais difere dos conceitos desenvolvidos pelo Luteranismo, posto que no Calvinismo, a fé em Jesus Cristo não era o caminho para a salvação, ou seja, ela demostrava que os fiéis estavam predestinados à salvação.

Com isso, em 1533, Calvino converteu-se ao protestantismo e por isso, durante a Inquisição foi perseguido por disseminar seus ideais e acaba por se refugiar na Suíça em 1536. Alcançou inúmeros seguidores em Genebra, cidade que ficou conhecida pelo grande número de refugiados que recebia.

Ali, destacou-se não somente em teologia, mas também na educação e na saúde. Além da Suíça outros países foram influenciados pelo Calvinismo: Inglaterra, Escócia, Países Baixos, França, Estados Unidos e África do Sul.

Motivos para a criação do Calvinismo:

Os motivos foram teológicos e políticos.  Calvino que pertencia a igreja Católica,  viu que as práticas da igreja não condizia com os ensinamentos e mandamentos bíblicos.

Segundo Calvino, o princípio da predestinação absoluta seria o responsável por explicar o destino dos homens na Terra. Tal princípio defendia a ideia de que, segundo a vontade de Deus, alguns escolhidos teriam direito à salvação eterna. Os sinais do favor de Deus estariam ligados a condução de uma vida materialmente próspera, ocupada pelo trabalho e afastada das ostentações materiais.

Repercussões na Suíça :

Como foi mencionado, o avanço da Reforma Protestante fez com que Lutero e outros seguidores fossem duramente perseguidos. Dessa forma, muitos buscaram refúgio na Suíça, onde começaram as reformas religiosas que, no futuro, dariam início ao calvinismo.  

O percussor de Calvino na disseminação de ideias que iam contra a Igreja Católica foi Huldrych Zwingli, teólogo suíço e um dos líderes da Reforma Protestante no país. Ele propagava suas ideias abertamente e não escondia a insatisfação quanto ao sacramento da confissão, pregado pelo cristianismo.  

Na Suíça, diversas cidades foram agitadas por seus pensamentos, provocando, inclusive, uma guerra civil (1531) entre protestantes e católicos. Huldrych Zwingli foi morto em um dos combates e, após isso, foi proposto na Suíça um acordo que previa o estabelecimento da intolerância religiosa no país: o "Paz de Kappel".

A Suíça foi escolhida, pois, apesar dela ter conquistado a sua independência desmembrando-se do Sacro Império Romano-Germânico, a organização política do país não era unitária, uma vez que havia concentração de poder em várias cidades.  

Essas concentrações, no entanto, eram verdadeiras ascensões burguesas, que não possuíam nenhum tipo de legitimidade ideológica. O que criou um belo cenário para os seguidores da Reforma Protestante.

Nos anos posteriores à guerra civil, outro movimentos se espalharam pela Suíça, principalmente em Genebra, onde a população ainda estava dividida entre os católicos e o protestantismo ascendente.

Na cidade, Calvino despontou como personagem importante do protestantismo. Ele obteve conhecimento sobre ideias humanistas e teve acesso a literatura grega antiga, o que foi de grande importância para o que ele almejava desenvolver em sua doutrina teológica (calvinismo).

Através da publicação do livro “Instituições da religião cristã”, em 1536, é que sua intervenção, de fato, começou a ser percebida na cidade. Com isso, ele teve a oportunidade de divulgar a Predestinação, na qual o indivíduo era salvo pela fé.

Perguntas interessantes