o que leva um atleta a utilizar o doping
Soluções para a tarefa
Resposta:
Muitos acreditam que o uso de doping em eventos esportivos tenha surgido só nos dias atuais, principalmente nos últimos 30 anos. Mas o fato é que existe todo um histórico de utilização de substâncias estimulantes, e isso desde a antiguidade. Povos como os egípcios, os vikings, os indígenas, os astecas, os incas, entre outros, faziam o uso de substâncias similares às que são encontradas hojem em dia, nos casos de doping que se tornam famosos na atualidade. As finalidades eram diversas: desde para aumentar a disposição durante a guerra até para ajudar a percorrer longas distâncias em poucos dias. Contudo, o doping desenvolveu-se mais após a 2º guerra mundial, nos anos 40 do século passado.
O QUE É DOPING?
O doping pode ser entendido como a substância química que normalmente é dada ao cavalo para estimulá-lo, aumentando artificialmente o seu desempenho, no intuito de assegurar a vitória em corridas.
Espero ter ajudado!
Resposta:
A utilização de substâncias ou fontes ilegais para melhoria da performance é o que a Agência Mundial Antidoping (WADA) classifica como doping. E são três os argumentos apontados que destacam o fato do doping como uma ilegalidade no esporte. O primeiro deles é o fato de burlar o regulamento das competições. Já o segundo diz que as substâncias, muitas vezes utilizadas em excesso, causam problemas de saúde para os atletas. E, finalmente, o terceiro motivo é a possibilidade de tornar a competição desigual entre os participantes, sendo favorecidos os que utilizam de substâncias ilegais (Da Costa et al – 2005).
Explicação: