Filosofia, perguntado por Elzira363, 1 ano atrás

o que Leonardo da vinci quis dizer com a frase os olhos sao as janelas do corpo humano

Soluções para a tarefa

Respondido por manda0009
0
Algumas pessoas acreditam que Leonardo da Vinci teria sido autista. Este pensamento ocorre porque suas habilidades intelectuais eram muito aparentes. Além disso, ele tinha um modo peculiar de fazer as coisas, sempre sistemático. E, por fim, pela dificuldade em relacionar-se com as outras pessoas.
Tais características tão marcantes, fizeram parte da vida de outros personagens bastante conhecidos da humanidade como Michelangelo, Mozart e Einstein. E é esse conjunto de fatores que levam muita gente a crer na possibilidade deles terem sido portadores da Síndrome de Asperger, um dos níveis do espectro do autismo.
Asperger ou não, essa famosa frase dele revela uma imensa sensibilidade e uma percepção do mundo bastante diversa. Talvez ele se referisse à ele mesmo. Talvez se referisse a outros autistas. Ou talvez, com a sutilidade do gênio que era, estaria tentando dizer para o mundo que todos se comunicam, de uma forma ou de outra, por meio do olhar.
Muitos autistas viveram e vivem por aí, há tempos, com a dificuldade de uma linguagem verbal e de expressar seus sentimentos e suas ideias, usando as palavras. Mas nem por isso deixam de se fazer entender.
O olhar, somado à linguagem corporal é uma maneira poderosa de explicitar as intenções. Basta a outra pessoa estar atenta a essa forma mais sutil de comunicação. É como se fosse necessário um ajuste na “sintonia” e um pouco de boa vontade para entender o que essas pessoas querem dizer.
Mas, à medida que esse exercício de interpretação do olhar é feito, fica cada vez mais fácil a comunicação. Tudo é uma questão de tempo. Neste momento, é importante que aquele que “fala por meio das palavras”, reforce o que está sendo compreendido por ele. Dessa forma a pessoa que “fala com os olhos” vai poder confirmar sua vontade ou sua intenção, de uma maneira que o canal de comunicação seja desenvolvido cada vez mais.
Perguntas interessantes