O que justifica o fato de que o efeito do simpático é mais difuso e o parassimpático mais localizado?
Soluções para a tarefa
O que é o sistema nervoso simpático?
O sistema nervoso simpático prepara o corpo para lidar com situações de estresse ou de emergência.Neste sentido, nos momentos em que o cérebro percebe um perigo, entra em ação o sistema nervoso simpático. Durante o estresse ou emergência, o sistema irá desencadear uma série de ações internas. Tudo para que o indivíduo responda à situação de modo a se livrar do mal-estar ou perigo. O sistema irá por exemplo:
-Aumentar os batimentos cardíacos;
-Liberar adrenalina;
-Aumentar a pressão arterial;
-Contrair e relaxar músculos.
-Dilatação dos brônquios, para maior retenção de oxigênio;
-Dilatação das pupilas, para melhorar o sentido de visão;
-Contração de vasos sanguíneos;
-Aumento da contração do esôfago;
-Transpiração.
O que é o sistema nervoso parassimpático?
O parassimpático é responsável por fazer o organismo se acalmar após uma situação de estresse ou de emergência. Assim, irá diminuir os batimentos cardíacos, a pressão arterial, a adrenalina e o açúcar presente no sangue. Além de acalmar o corpo e retorná-lo a um estado emocional estável, o sistema nervoso parassimpático também tem como função conservar a energia do organismo
No entanto, o sistema nervoso parassimpático não serve apenas para acalmar depois de uma situação estressante. O sistema controla diversas áreas do corpo humano e ações involuntárias, que não acontecem de forma consciente. Como:
-Sistema cardiovascular;
-Sistema excretor;
-Digestão;
-Excitação sexual;
-Respiração.