Geografia, perguntado por brendavieira4448, 11 meses atrás

o que justifica das diversas homenagens concedidas ao marechal rondon em nosso estado de Rondônia​

Soluções para a tarefa

Respondido por francaalvesvfapb5cz6
3

Resposta:

Marechal Rondon foi encarregado de estender a linha telegráfica de Mato Grosso para a Amazônia. Os pontos extremos eram as cidades de Cuiabá e Santo Antônio do Rio Madeira, a sete quilômetros da atual capital, Porto Velho. Para cumprir melhor a missão, Rondon, ainda tenente-coronel do Exército, dividiu os trabalhos em três etapas e as denominou “expedições”.

A mais famosa das expedições, a terceira, aconteceu em 1909. Nesta Rondon avançou todo o sertão do atual Estado de Rondônia. A travessia durou 237 dias. As dificuldades aumentaram na última etapa da missão. Índios fizeram emboscadas e mataram um dos soldados. Em função do perigo, os expedicionários se detiveram 51 dias e buscaram localizar as cabeceiras que davam para os rios Guaporé, Madeira e Tapajós.

Na tarde do dia 13 de setembro de 1943, era assinado no Palácio do Catete, o decreto-lei 5.812 de criação do Território que seria implantado com áreas desmembradas dos Estados de Mato Grosso e Amazonas. Houve corrida pelo nome do Território, até que por sugestão do ministro de Viação e Obras Públicas, Mendonça Lima, veio a ideia do nome Rondônia, em homenagem ao general Cândido Rondon. Ao ter conhecimento da indicação, Rondon, segundo os historiadores, recusou a homenagem.

Embora tenha tratado com crueldade os subordinados, negado prestação de contas da linha telegráfica e recusado a homenagem do nome Rondônia, não se pode negar que Cândido Mariano da Silva Rondon foi um dos maiores pioneiros deste Estado e grande personalidade do início do século.

Fonte: rondoniaemsala blogspot

PS: Sou do Amazonas, mas moro em Rondônia atualmente :)

Perguntas interessantes