Português, perguntado por Qazxcvbnm4062, 3 meses atrás

O que implica o sistema da pólis é primeiramente uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos do poder. Torna-se o instrumento por excelência, a chave de toda autoridade no estado, o meio de comando sobre outrem. Todas as questões de interesse geral são agora submetidas à arte oratória e deverão resolver-se na conclusão de um debate. Vernant, j-p. As origens do pensamento grego. Rio de janeiro: bertrand, 2000 (adaptado). Na grécia antiga, a mudança operada pela prática do discurso mencionada no texto, indica que, na política grega, era imperativo que houvesse

Soluções para a tarefa

Respondido por vmoraeschaves
1

A alternativa B é a correta. Para a pólis grega, a palavra e a discussão pública são os instrumentos fundamentais de poder.

Como funcionava a política grega?

A pólis, oligarquia aristocrática, tinha uma organização própria. Ou seja, era completamente independente com sua economia e política.

Sua organização social era constituidade de cidadões gregos livres - considerados apenas o nascidos na polis, as mulheres, estrangeiros e escravos.

O poder público e privado era bem separado e com o passar dos anos da existência desse regime politico, ficavam cada vez mais longes e restritos. Isso significa que, o grupo privado e seleto de homens "puramente" gregos, nascidos na polis eram mais privilegiados em questões de direitos que o restante da população.

Enunciado completo:

"O que implica o sistema da pólis é primeiramente uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos de poder. Torna-se o instrumento político por excelência, a chave de toda autoridade no Estado, o meio de comando e de domínio sobre outrem. Esse poder da palavra - de que os gregos farão uma divindade: Peithó, a força de persuasão - lembra a eficácia das palavras e das fórmulas em certos rituais religiosos, ou o valor atribuído aos "ditos" do rei quando pronuncia soberanamente a themis; entretanto, trata-se na realidade de coisa bem diferente". VERNANT, Jean-Pierre. Origens do Pensamento Grego. 12ª ed. Rio de Janeiro: Difel, 2002. p. 53-4

Segundo o texto de Vernant podemos afirmar que:

a. Na pólis grega o rei exercia um controle total sobre a vida social e, por isso, estava numa posição transcendente com relação á sociedade e necessitava da manutenção do uso da palavra para manter sua autoridade.

b. No sistema da pólis grega, a palavra e a discussão pública são os instrumentos fundamentais de poder. Tudo o que antes seria decidido pelo rei ou por seus intendentes, agora passa a ser objeto de debate, discussão e argumentação.

c. Na pólis grega o uso da palavra é um instrumento de poder e, por isso, deve ser realizado por meio dos mais capazes como os filósofos, que através de argumentações e debates podem apresentar o melhor caminho de organização da sociedade.

d. Na pólis grega a ausência de um sistema de ascensão social fazia com que as disputas retóricas fossem uma das únicas formas de luta que os mais pobres tinham contra os mais ricos.

Entenda mais sobre a grécia antiga em: https://brainly.com.br/tarefa/2988006

#SPJ4

Perguntas interessantes