O que identidade nacional tem em comum com a semana de 22
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A Semana de arte moderna de 1922, foi um evento cultural que reuniu diversos tipos de arte como pinturas, poesias, esculturas, danças, entre outras. Essas exposições durante a semana marcaram o início do movimento modernista no Brasil, tornando-se referência cultural do século XX.
Nesta época a elite paulista era significativamente influenciada por padrões estéticos europeus que entendiam a arte como algo acadêmico e formal. Com isso, o objetivo da Semana de 22 foi renovar o ambiente artístico e cultural da cidade de São Paulo com o objetivo de construir uma linguagem nacional inspirada nas vanguardas europeias.
Contexto histórico
A Semana de 22 ocorreu diante de um cenário repleto de tensões políticas, sociais e econômicas, durante o período da República Velha, na qual era controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política que ficou conhecida como Café com Leite.
Além disso, nessa época era comum que pessoas com maior poder aquisitivo fossem estudar na Europa, e isso aconteceu com nomes brasileiros conhecidos como Oswaldo de Andrade e Anita Marattial. Ambos trouxeram ao Brasil uma nova concepção de arte, influenciando assim, para a criação do evento da Semana de Arte Moderna.Principais artistas da Semana de 22
Os principais artistas que que participaram da Semana de 22 foram
Na literatura
Mário de Andrade
Oswaldo de Andrade
Manuel Bandeira
Jorge Amado
Carlos Drummond de Andrade
Graciliano Ramos
Guimarães Rosa
Clarice Pectoris
Vinícius de Moraes
Cecília Meireles
João Cabral de Melo Neto
Artes plásticas
Anita Marattial
Tarsila do Amaral
DI Cavalcanti
Vicente do Rego Monteiro
Música
Heitor Villa-Lobos
Guiomar Novaes
Frutuoso Viana