O que herdamos do período feudal?
Soluções para a tarefa
HERANÇAS
As instituições feudais tem em sua gênese e processo de formação a queda do Império Romano no século III, reinos germânicos V e VI e o Império Carolíngio no século IX.O legado marcante do Império Romano é o :
Colonato: Segundo Hilário Franco Junior o colonato é o aviltamento da condição do trabalhador livre e por uma melhoria da do escravo. Era vinculados a terra que não podia ser vendida sem ele, nem o mesmo sem a terra. O colono era juridicamente um homem livre mas escravo da terra. O senhor lhe oferecia terra e proteção , porém recebia um rendimento do seu trabalho.
Fragmentação do poder Político: Ao final do Império a administração romana não impunha mais a sua autoridade em todas as regiões, desta forma, com o poder central enfraquecido, os servos ampliaram seus poderes locais. .
A herança germânica foi marcante quanto a privatização da defesa através do:
Comitatus: Ou o companheirismo, tratava-se da ligação dos guerreiros ligados por juramento ao chefe, em servi-lo até a morte, em troca de uma parte do saque e de seu comando.
Beneficium: Era a recompensa dada pelos chefes militares germânicos aos guerreiros , davam-lhe posse de terras ,que mais tarde denominada de feudos, onde o guerreiro oferecia fidelidade ao senhor.
Bucellari: Presente desde o século IV, fortaleciam o Império contra as incursões Bárbaras,
Economia Agropastoril: servia para a subsistência, a base da economia germânica era a agricultura, criavam animais.
vassalo).
A relação de Suserania e Vassalagem era composta de direitos e deveres entre si. O Suserano deveria proteger e dar assistência jurídica ao vassalo, como reaver o feudo do vassalo que morresse sem herdeiro, e restringir o casamento do vassalo com pessoa que lhe fosse infiel. O Vassalo teria de prestar serviço militar ao seu senhor, comparecer ao tribunal presidido pelo suserano toda vez que fosse convocado, fidelidade e conselhos.
Explicação:
espero ter