O que há em comun entre o conto ( ideia de canário) de machado de assis e a filosofia platônica ( Ideias de Platão) ?
Soluções para a tarefa
O canário define o mundo como um espaço azul e infinito. Retomando a Alegoria da Caverna ( o mito da caverna) o pássaro representaria o homem que consegue sair do mundo das sombras e encontra o mundo real, comprovando a Teoria do Conhecimento, de Platão.
O mundo, para o pequeno pássaro, adquire um novo sentido a partir do conhecimento. Ideias de Canário pode ser analisado, pois, como uma alegoria da própris alegoria de Platão. O mundo transforma-se quando há a possibilidade deconhecimento. que é realidade, é um conceito humano.
Ironicamente, verificamos que o cientista faz um caminho inverso, abandonando o que considerava o mundo da Razão e se isolando em uma caverna repleta de imagens disformes, de sua loucura. Percebe-se, assim, que Ideias de Canário pode ser vista como uma alegoria machadiana da alegoria platônica.
Através da alegoria de que o homem vive preso em um mundo sensível, mas que pode se libertar ao mundo inteligível através das ideias.
Platão e o conto da caverna
Platão foi um filósofo metafísico, ele tentava explicar como o mundo existia. Para isso ele usou a ideia de Parmênides e a de Heráclito sobre como o mundo funciona, para ele existem dois mundos: Sensível e o inteligível. O mundo sensível é o mundo das sensações e imperfeito, enquanto que o inteligível é o mundo das ideias e perfeito.
O conto fala sobre um cientista que abandona aquilo que para ele era o mundo da razão, voltando-se para um mundo sensível, ou seja, faz o papel inverso do que Platão fala em sua obra.
Para saber mais sobre Platão, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/30412730