O que há em comum no processo criativo de Tarsila do Amaral Oswald de Andrade e dos Tropicalistas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O movimento Tropicalista - seu projeto e realização - encontra eco em outras manifestações artísticas do período: nas artes plásticas com Hélio Oiticica, no cinema com Glauber Rocha e no teatro do Grupo Oficina. Não é por acaso que a obra de Hélio Oiticica vai batizar o álbum “Tropicália” e o movimento musical dos baianos de 1968 e ainda criar uma agitação cultural muito mais ampla, o tropicalismo
A obra tinha o objetivo de constituir-se em uma imagem brasileira pela "devoração" dos símbolos da cultura do país. A idéia da "devoração", nada casual, remete diretamente à retomada da antropofagia e ao modernismo em sua vertente oswaldiana, da qual se beneficia a obra de Hélio Oiticica.
Explicação:
Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e os Tropicalistas abordavam temas sobre a identidade brasileira, a valorizando e propondo uma nova perspectiva sobre o que é brasileiro. Embora Amaral e Andrade fossem do movimento Modernista, este influenciou as concepções do movimento Tropicália em 1966.
O que foi o Tropicalismo?
O Tropicalismo contou com a liderança principal dos músicos Caetano Veloso e Gilberto Gil, o quais foram exilados do Brasil devido à repressão da ditadura militar. O movimento Tropicália durou do ano de 1967 até o ano de 1969 no Brasil, sendo uma das propostas do movimento a inovação da música brasileira.
Continue estudando sobre Tropicália em: https://brainly.com.br/tarefa/25920535
#SPJ2