o que há em comum entre ciência e filosofia
Soluções para a tarefa
Resposta:
Enquanto a ciência ocupa-se com seu objeto específico de estudo, a filosofia ocupa-se com tentar entender se esse objeto é corretamente estudado, além de tentar aprimorar os modos do fazer científico, a fim de proporcionar à ciência a maior validade racional possível.
Resposta:
Elas têm em comum a busca por um conhecimento que não seja baseado no senso comum, e que seja passível de validação, seja pela razão (no caso da filosofia), seja pelas demonstrações e pesquisas empíricas (no caso da ciência). A filosofia é uma área ampla do saber que pode questionar e investigar os mais diversos ramos de nossa sabedoria, além de fornecer fundamentos para várias ciências. Por meio da Filosofia, as ciências encontraram caminho para formarem
como uma busca de conhecimento racional, amparando-se na necessidade de estabelecer-se algum tipo de validação do que é conhecido.
Tanto a Filosofia quanto à Ciência ampara-se na racionalidade para pautar e validar o produto de seu conhecimento. No entanto, em relação ao rigor metodológico, a ciência vai além. O método científico, além da racionalidade, procura provar empiricamente, por meio de testes rigorosamente controlados, que as suas suspeitas são verdadeiras. Nesse sentido, enquanto a Filosofia lida com conceitos e com argumentos, a ciência lida com a prática.
Explicação:
boa leitura!