Português, perguntado por mari4247, 10 meses atrás

O que há em comum entre a crônica lírica e os
blocos líricos, que são uma das manifestações da cultura popular brasileira?​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielacorsi
6

Resposta: A Crônica é um dos gêneros textuais de curta duração e que conta uma história ligada ao dia a dia das pessoas, fazendo críticas sobre os acontecimentos. Encontrado em jornais, revistas, rádios e TV; a crônica depende do contexto social do momento para fazer o leitor refletir sobre o cotidiano, A palavra é derivada do latim cronica e significa narrativa construída em ordem cronológica. A primeira vez que o gênero foi publicado, com o Journal de Débitos de Paris, em 1799. Pouco tempo depois ela passou a ser conhecida e publicada em folhetins do Brasil.

A crônica é um texto do cotidiano, dos fatos, das atualidades. Ela se parece em muito com o texto jornalístico, mas com a diferença de que faz críticas e reflexões sobre os acontecimentos. A crônica tem vida curta, pois as situações de hoje não são as mesmas de amanhã e o contexto necessário para compreender a narrativa também não será o mesmo.  

Esse gênero textual mistura o jornalismo e a literatura. O autor apresenta, na maioria das vezes, sua visão sobre os fatos de forma pessoal e na primeira pessoa. Assim, o texto é escrito com linguagem coloquial e poderá conter um tom crítico, artístico ou até humorístico.

E entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim.

             Eu espero ter ajudado !!!


mari4247: Muito Obtigado, me ajudou muito
gabrielacorsi: De nada !!! não foi nada...
Perguntas interessantes