o que gerou a guerra da Irlanda????????
Soluções para a tarefa
A Guerra de Independência da Irlanda (em irlandês: Cogadh na Saoirse ), ou GuerraAnglo-Irlandesa, foi um conflito armado assimétrico travado de 1919 a 1921 entre o Exército Republicano Irlandês (as forças da auto-proclamada República da Irlanda) e o Exército Britânico.
Resposta:
A guerra foi gerada após a separação da Irlanda do Reino Unido, em janeiro de 1919. Essa separação gerou conflitos entre os rebeldes no mesmo dia da independência da Irlanda, sendo que no primeiro dia dois policiais real irlandeses foram mortos e este incidente foi considerado o primeiro confronto armado da guerra.
Explicação:
A Irlanda foi invadida primeiro pelos normandos (povo germânico estabelecido no norte francês) no século XII e posteriormente o Reino da Inglaterra fez outras tentativas de exercer total autoridade sobre a ilha nos séculos seguintes, mas a conquista militar só veio no século XVII.
Nas eleições de 1918, os eleitores irlandeses mostraram nas urnas seu descontentamento com a administração britânica da sua ilha. O Sinn Féin ganhou ao menos 70% (73 dos 105) dos assentos que o país tinha direito no parlamento. O partido vencedor, contudo, decidiu não tomar seu assento de direito no Parlamento Britânico em Westminster, preferindo se reunir no Parlamento Irlandês em Dublin. Este congresso ficou conhecido como First Dáil (a Primeira Dáil) e seus ministérios foram chamados de Aireacht, e consistiam apenas de membros da Sinn Féin. Reunidos pela primeira vez em 21 de janeiro de 1919, na Mansion House, a Dáil reafirmou a declaração de 1916 e a reforçaram com uma declaração formal de independência.
No começo de 1919 não estava claro se a Dáil (o parlamento) pretendia conquistar a independência do país pela via armada e a guerra não estava no manifesto que a Sinn Féin (é um dos movimentos políticos mais antigos da Irlanda) fez pedindo a secessão do país do Império Britânico (foi o maior império em extensão de terras descontínuas do mundo), porém um incidente que aconteceria em 21 de janeiro de 1919, no primeiro dia em que a primeira Dáil se reuniu, mudaria tudo. Diversos membros do IRA (Irish Republican Army, ou Exército Republicano Irlandês, foi um grupo paramilitar católico e reintegralista irlandês) , agindo de forma independente, atacaram a tiros dois oficiais da Royal Irish Constabulary (RIC) - (foi a principal força policial irlandesa dos séculos XIX e XX ), em Soloheadbeg, no condado de Tipperary.