o que gera a psicofobia?
obs: para redação, cite em tópicos
Soluções para a tarefa
o preconceito da falta de informação
O significado original do termo Psicofobia é o de medo ou exagerado e irracional da mente. No entanto, tem sido um termo usando em sentido não clínico no Brasil, podendo neste contexto ser definido como o preconceito ou discriminação contra pessoas com transtornos ou deficiências mentais. Como exemplos de Transtornos Mentais que são alvos de preconceito: depressão, bipolaridade, bulimia, anorexia, autismo, síndromes em geral, alcoolismo, dependência de drogas em geral, entre muitas outras
Esse tipo de ação acaba prejudicando com certeza o tratamento. O paciente, além de lidar diariamente com os efeitos colaterais da medicação, ainda terá que aprender lidar com os julgamentos preconceituosos.
Infelizmente, em pleno Século XXI, ainda existe preconceito, Em geral, pessoas mal informadas e sem compaixão classificam portadores de transtornos e de deficiências mentais como “loucos” ou "frescura", e psiquiatras e psicoterapeutas, como “aproveitadores”. Essa leitura revela uma visão totalmente distorcida sobre as limitações dos pacientes e do papel de dos profissionais na vida dessas pessoas.
Para entender os casos de doenças e transtornos psiquiátricos, primeiramente é necessário um diagnóstico preciso feito por profissionais capacitados e com apoio da família que será orientada para entender como funciona a dinâmica dos pós diagnostico.