História, perguntado por llete57, 10 meses atrás

o que foram os anos felizes?1920

Soluções para a tarefa

Respondido por veronikinha49
0
Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1916), instalou-se os chamados "Anos Felizes" ou "Anos Dourados".A indústria bélica se fortalecia, países faziam acordos de paz, os fascistas ganhavam força na Itália sob a liderança de Mussolini, em 1922 ocorreu a Marcha sobre Roma e os fascistas tomam o poder.já em 1929,foi assinado o Tratado de Latrão que criou o Vaticano(0,500 km2) e obteve o reconhecimento do Papa Pio XI no que dizia respeito à uma Itália com soberania e considerada um Estado Independente.
Os investimentos estadunidenses eram bem vísiveis, registrando, assim, seu momento de maior prestígio econômico, seus valores socioculturais ampliaram-se e deram origem ao termo "American Way Of Life", o estilo de vida americano que consistia no intercâmbio de produtos, valores e influências de ícones pop's norte-americanos para, principalmente, países latino-americanos. A cultura americana impregnou na vida de todos os cidadãos, fazendo-os buscar a felicidade por meio do consumismo exagerado.
Capitão America "esmagando" a cara de Hitler, o ditador alemão que, devagar e mais tarde, domínou a população alemã e a fez acreditar em sua ideologia política: O nazismo.
A repulsa aos estrangeiros, conhecida como "Xenofobia", chegou ao seu auge com o surgimento de uma organização racista que apoiava a supremacia  da raça branca e protestante, a Ku Klux Klan(conhecida como KKK ou, ainda, como "O Klan").Defendia o nacionalismo e supremacia branca, anti-migração, anticatolicismo, antissemitismo, terrorismo, extrema-direita.Nos dias atuais alguns grupos ainda se reunem e continuam defendendo a superioridade ariana, porém, felizmente, diferente do chamado "Auge do Clã", nos anos 80 e ínicio dos anos 90. Membros da KKK, usando capuz e enormes roupas brancas, tudo isso para esconde a identidade dos seus membros e provocar medo.  Mas, como nem tudo são flores, esse auge econômico e social chegou ao fim, os inventimentos na Bolsa de Valores de Nova York caíram e o preços das ações não mais correspondiam à situação financeira das empresas. Surgiu ainda uma Crise Agrícola devido à produção muito acima da capacidade de consumo da população. Logo, configurou-se uma crise de superprodução. A crise agravou-se. Tomou conta do cenário político e econômico mundial uma "Grande Depressão".
O New Deal
"Tio Sam" criado por soldados americanos,em suas ações militares eles recebiam carnes em barris com a inscrição U.S (United States- Estados Unidos), diziam eles que as iniciais faziam referência  a Samuel Wilson, dono da companhia que oferecia a carne, em brincadeiras, apelidaram-o de "Tio Sam", a imagem popularizou-se e hoje representa o poder e elegância do país
Plano de recuperação econômica, desenvolvido por Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente em 1932, com base nas ideias comunistas do inglês John Maynard Keynes, que havia feito uma previsão da crise que alastrou-se pelo mundo e propusera soluções para enfrenta-la sem que a população sofresse impactos.

Keynes defendia a interversão do Estado na economia, enforcando, assim, as ideias liberalistas criadas no Século das Luzes. O New Deal ( Novo Acordo) foi a nova forma de administrar a economia. Foi dado espaço aos investimentos em obras públicas que geraram milhões de empregos, destruição dos estoques agrícolas para refrear a queda dos preços, controle sobre a produção para evitar a superprodução, tanto na agricultura quanto no ambiente industrial, fixou-se o salário mínimo, seguro-desemprego e aposentadoria.
EU JÁ VI A GUERRA DE PERTO. EU ODEIO A GUERRA. ESPERO QUE NOSSO PAÍS FIQUE FORA DELA. E ACREDITO QUE ELE FICARÁ" ( Franklin Roosevelt)
 Entretanto, no resto do mundo, o desemprego era crescente e a esperança era assassinada. O meio que alguns líderes políticos encontraram foi a instalação de governos autoritários, sufocando a democracia liberal. A solução era um governo forte,comandado por apenas uma pessoa que seria o "salvador da pátria". Seria muita utopia? Essa solução ganhou um nome: Fascimo. 
 O fascimo foi um sistema político, fundado oficialmente em 1921, liderado por Benito Mussolini, marcado, principalmente, pelo nacionalismo, expansionismo, unipartidarismo, antidemocracia, antisocialismo. Criou suas raízes na Itália e, posteriormente, vigorou em outros países, como Alemanha (Nazismo liderado por Adolf Hitler), Brasil(Integralismo liderado por Plínio Salgado)e Espanha (Salazarismo liderado por Francisco Franco).
"ESPERO QUE POUPEM AS PESSOAS DO MESMO SOFRIMENTO E TRAGÉDIA QUE NOSSO POVO EXPERIMENTOU RECENTEMENTE" ( General Francisco Franco).

 

 

 

 




Respondido por vitorialazzarim
0

Os anos felizes forma os anos que antecederam a crise de

1929, nos Estados Unidos.  Na década de 1920 houve um avanço na produção

industrial nos EUA. Foi um tempo de prosperidade em vários setores da sociedade

norte-americana. 

Houve investimentos em pesquisa cientifica no uso de novas

fontes de energia, e aumentou a produção em larga escala. 

Cresceram também os meios de comunicação de massa, como radio

e televisão e cinema. Nesses meios de comunicação a propaganda incentivava a

população consumir vários produtos, como geladeira, carro, rádio, esse era o

modelo de vida norte-americana.

Perguntas interessantes