História, perguntado por marianaluiza0731, 1 ano atrás

O que foram as revoltas antilusito que foram as revoltas antilusitanas ??? ( Pf bem rápido e resumido )

Soluções para a tarefa

Respondido por valeriaomena1999
17

Resposta:como os portugueses ocupavam os melhores cargos civis e militares da administração e também controlavam boa parte do comércio, tanto a população mais pobre como os grupos mais abastados quase sempre apontavam os lusitanos como os responsáveis pelas crises econômicas ou políticas do Brasil. Frequentemente os brasileiros reivindicavam não só a expulsão dos portugueses que viviam no país, mas a criação de leis proibindo a entrada de portugueses no Brasil

Respondido por logabriell07
0

A Guerra dos Mascates foi uma revolta que teve um caráter antilusitano, trata-se de um conflito que ocorreu na Capitania de Pernambuco entre os anos 1709 e 1714, envolvendo a elite agrária de Olinda e os comerciantes Portugueses do Recife.

Razões para o conflito:

O conflito eclode devido ao crescimento do comércio em relação a produção de açúcar, esses dois ramos da economia acabaram se colidindo, uma vez que a atividade comercial enriquecia os portugueses, ao custo da redução dos lucros dos latifundiários

No ano de 1710, Bernardo Vieira de Melo e Pedro Ribeiro da Silva, invadem o Recife alegando que os “mascates” não respeitavam as fronteiras, na invasão eles destruíram o Pelourinho. Já no ano de 1711, os mascates contra atacaram invadindo Olinda.

O conflito termina em 1714, quando o rei D. João V concedeu anistia a todos os envolvidos no conflito, permite que os senhores de engenho mantivessem suas propriedades e perdoa divididas em troca de que no futuro eles não agredisse os “mascates”

Leia mais sobre Guerras dos mascates em: brainly.com.br/tarefa/47560439

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes