História, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

O que foram as guerras justas e os descimentos ?

Soluções para a tarefa

Respondido por ketlecauanevicenteda
3

Resposta:

As guerras justas pelas alianças dos índios com outros europeus, que foi o caso dos tupinambás, aliados aos franceses, no Maranhão, com a decretação de um cativeiro por dez anos, e dos manaus, considerados aliados dos holandeses.

As guerras justas por antropofagia como ocorreu aos aruãs acusados desta ação, por terem devorado parte dos cento e sessenta soldados e onze jesuítas desaparecidos no naufrágio da nau do governador Pedro de Albuquerque, nas costas do Marajó, em 1643.

Guerras justas por ataques a civilizados ou missões exemplificadas pela destruição das aldeias guanavenas e caboquenas do rio Urubu, feita pelas tropas de Pedro da Costa Favela e Antonio da Costa, por terem emboscado as tropas de Antonio Vilela e atacado as missões daquele rio, em 1663, resultando na destruição de 300 malocas e na matança e na escravização de algumas centenas de índios, o que tornou o rio despovoado até o século XX.

Os descimentos ou o encaminhamento de grupos inteiros de indígenas do alto Amazonas, para as regiões de Belém e do Marajó, para trabalharem nas lavouras ou nas fazendas dos colonizadores e das ordens religiosas. Francisco Portilho desceu 1200 barés, para Santana do Portilho, no Amapá, e os jesuítas Francisco Veloso e Manuel Pires desceram quase 2000 tarumãs, para as fazendas do Marajó.

Perguntas interessantes