O que foram as Grandes Navegações e quais suas finalidades?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Grandes Navegações. As Grandes Navegações foram responsáveis pela exploração do Oceano Atlântico ao longo dos séculos XV e XVI e contaram com o pioneirismo português. ... Esse processo foi encabeçado pelos portugueses e, um tempo depois, foi também colocado em curso pelos espanhóis e por outros países da Europa.
Explicação:
Espero ter ajudado!!!
As Grandes Navegações aconteceram entre os séculos XV e XVI e representaram um período de expansão do comércio e do mercantilismo da Europa. Foram viagens realizadas por navegadores europeus, com grande destaque aos portugueses e espanhóis, que empreenderam em busca de novas rotas essencialmente por razões econômicas e territoriais.
As Grandes Navegações aconteceram por motivações territoriais e econômicas, ligadas ao surgimento do mercantilismo. Os princípios do sistema começam a aparecer, tomando o lugar de antigas práticas e fazendo com que o comércio se tornasse uma atividade mais lucrativa.
Ainda que essas sejam as causas principais, outros fatores também contribuíram:
Surgimento da centralização política: até esse momento, o poder político era descentralizado e exercido essencialmente pelos senhores feudais, na medida de seus domínios. Após o surgimento dos primeiros Estados Nacionais (mais organizados política e territorialmente), começa a ocorrer uma maior centralização política, que fortalece e financia os desejos de expansão marítima.
Crescimento da burguesia: o surgimento dessa classe social causou transformações nas bases da economia da época, sendo a principal delas o fortalecimento do comércio. Além disso, os burgueses também apoiavam a consolidação da centralização política.
Novas tecnologias de navegação: o surgimento de inovações ligadas à navegação também incentivou as Grandes Navegações. A evolução do mapeamento e a criação de mecanismos que facilitavam a localização, como a bússola, foram fundamentais.
Alargamento do comércio: com o crescimento e a consolidação das atividades comerciais surgiu a necessidade de encontrar novos mercados que também pudessem ser consumidores dos produtos fabricados no Continente Europeu.
Conquista de novos territórios: chegar a novos locais e expandir os domínios territoriais eram os principais objetivos dos navegadores. Para isso, era preciso explorar novas rotas de navegação