História, perguntado por silvaanalivia37, 10 meses atrás

o que foram a colonialismo e neocolanismo​

Soluções para a tarefa

Respondido por EnzoBat2430U
2

Resposta:

colonialismo

Colonialismo é a política de exercer o controle ou a autoridade sobre um território ocupado e administrado por um grupo de indivíduos com poder militar, ou por representantes do governo de um país ao qual esse território não pertencia, contra a vontade dos seus habitantes que, muitas vezes, são desapossados de parte

neocolanismo

Neocolonialismo. Dá-se o nome de neocolonialismo ao processo de dominação política e econômica, pelas potências capitalistas ou ex-coloniais ocidentais, no final do século XIX e ao longo do século XX, de regiões ou nações da África e da Ásia.

Respondido por luxxz
1

Resposta:

Colonialismo:

Os séculos XV e XVI foram o período auge do colonialismo. Os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, colonizaram o continente americano. Neste processo, o objetivo principal dos países colonizadores era a exploração de recursos naturais e minerais.

No século XIX também ocorreu um intenso processo de colonialismo. França, Inglaterra, Bélgica, Holanda e outros países europeus colonizaram várias regiões da África e da Ásia.

É muito comum que ocorra, no processo de colonialismo, a aplicação da cultura dos colonizadores na região colonizada

Neocolonialismo:

foi uma política expansionista adotada pelas potências europeias que surgiu durante o início do século XX, onde os países europeus mantiveram domínios na África e na Ásia, extraindo a matérias-primas e utilizando a mão de obra barata dos países explorados.

O grande desenvolvimento da produção industrial nas potências europeias fez com que esses países precisassem de novos mercados consumidores, o que os levou a praticar o neocolonialismo, a fim de conquistar novos mercados e também conseguir explorar as riquezas desses países, além de sua mão de obra.

Perguntas interessantes