O que foi, quem participou, o que motivou, Quais são as consequências das chamadas grandes navegações?
Soluções para a tarefa
O expansionismo marítimo dos séculos 15 e 16 colaborou para a Europa recuperar-se dos efeitos da crise econômica do século 14.
A falta de metais preciosos para a cunhagem de moedas, a falta de terras férteis e a necessidade de novas rotas comercias, principalmente com o Oriente, foram os fatores preponderantes que incentivaram o europeu a explorar o Oceano Atlântico.
Portugal foi o pioneiro no expansionismo marítimo. Além disso, Portugal é todo banhado pelo Oceano Atlântico, o que influenciou o espírito navegador de seu povo.
Os espanhóis somente iniciaram sua expansão marítima após a completa expulsão dos árabes da Península Ibérica, em 1492, e depois da unificação das coroas dos reinos de Castela e Aragão.
Descobertas as novas terras, logo iniciaram as disputas entre Portugal e Espanha para legitimar suas posses. Para solucionar o problema foi criado o Tratado de Tordesilhas.
Tão logo foi assinado o Tratado de Tordesilhas, Inglaterra, França e Holanda manifestaram-se contrárias e intensificaram as ações de pirataria contra espanhóis e portugueses.
A expansão marítima europeia ocasionou profundas transformações de ordem mundial.
Novas terras passam a ser colonizadas para atender às necessidades comerciais europeias. Isso dinamizou e desenvolveu o capitalismo. A burguesia tornou-se mais rica e os Estados Nacionais europeus mais poderosos.
Espero ter ajudado.