História, perguntado por izabelsantos66, 10 meses atrás

O que foi, quem fez parte, e quais são as consequências da união Ibérica??​

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
1

A União Ibérica, que ocorreu entre 1580 e 1640, foi a unificação das Coroas espanhola e portuguesa a partir da crise sucessória do trono português. Essa crise de sucessão decretou o fim da Dinastia de Avis e coroou o rei Filipe II, da Espanha, como rei tanto de Portugal quanto da Espanha.

Os países que fizeram parte da União Ibérica foram a França, Portugal, Espanha, Africa, América, Brasil, Inglaterra e Holanda.

As consequências da União Ibérica foi:

 1) Movimento Nativista, quem liderou o processo eram as próprias elites locais. A Independência foi viabilizada pela União das 3 raças. Esse processo ficou conhecido como o Mito das Três Raças (brancos, negros e índios) que tinham necessidade de Conciliação com a Holanda por meio do Tratado do Haia.

  2) Como os escravos se beneficiavam das guerras para fugir, os Senhores não entregavam armas para Escravos, com exceção da Insurreição Pernambucana, na qual escravos lutaram armados. Quilombo dos Palmares foi fruto das Guerras.

   3) Os holandeses vão embora, mas levam escravos e técnicas de refino para implantar nas Antilhas. Só há lucro quando há monopólio, e o Brasil perde o monopólio do açúcar. Como consequência há decadência do açúcar no Nordeste em razão da concorrência do açúcar antilhano.

Espero ter ajudado! :D

Perguntas interessantes