História, perguntado por elissandrat86, 2 meses atrás

O que foi paleolítico

Soluções para a tarefa

Respondido por Ja2bami
2

O Paleolítico é um período da Pré-História que se estendeu, aproximadamente, de 2,5 milhões de anos atrás até 12 mil anos atrás. Nele os grupos de hominídeos e humanos viviam de maneira nômade e eram apenas caçadores e coletores. Nessa época registrou-se também a realização das pinturas rupestres.

Respondido por amandalopess999
0

Resposta:

O Paleolítico é um período da Pré-História que se estendeu, aproximadamente, de 2,5 milhões de anos atrás até 12 mil anos atrás. Nele os grupos de hominídeos e humanos viviam de maneira nômade e eram apenas caçadores e coletores. Nessa época registrou-se também a realização das pinturas rupestres.

Explicação:

HISTÓRIA

Home  História  Período Paleolítico

PERÍODO PALEOLÍTICO

O Paleolítico é um período da Pré-História que se estendeu, aproximadamente, de 2,5 milhões de anos atrás até 12 mil anos atrás. Nele os grupos de hominídeos e humanos viviam de maneira nômade e eram apenas caçadores e coletores. Nessa época registrou-se também a realização das pinturas rupestres.

Acesse também: Sumérios – o povo que criou a primeira forma de escrita da humanidade

Principais características do Paleolítico

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O Paleolítico é um período da Pré-História e se estendeu de 2,5 milhões de anos atrás até 12 mil anos atrás (10.000 a.C.), aproximadamente. Também é conhecido como Idade da Pedra Lascada, em referência ao fato de que os hominídeos produziam suas ferramentas lascando uma pedra na outra, até que eles obtivessem a forma desejada na pedra.

As ferramentas utilizadas pelo ser humano no Paleolítico eram feitas de pedra lascada.[1]

Nesse período os humanos eram considerados nômades caçadores e coletores, uma vez que não dominavam a agricultura e viviam apenas da caça, pesca e coleta de frutos. Isso significava que, quando esses recursos fundamentais para a sobrevivência começavam a acabar, os grupos humanos recolhiam suas coisas e se mudavam para outro local.

Nesse período o ser humano não dominava a arquitetura, portanto, não construía suas próprias casas. Assim, o humano do Paleolítico procurava cavernas para se abrigar. Essas cavernas serviam para protegê-lo do frio, mas também de animais perigosos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sua sobrevivência também era possível porque a caça lhe fornecia alimentos, e, além disso, a pele dos animais era usada para fabricação de roupas que o protegiam do frio. Isso era fundamental para o humano dessa época porque ela presenciou a ocorrência de diversas fases de glaciação, isto é, períodos em que a temperatura média na Terra reduzia-se bastante.

O Paleolítico também foi quando algo fundamental aconteceu: o ser humano passou a dominar o fogo (evento que aconteceu há 500 mil anos), e isso se tornou vital para sua cultura, já que usava desse elemento para se proteger de animais. Além disso, o fogo contribuiu para melhorar sua alimentação, dando-lhe a possibilidade de que a carne fosse cozida, por exemplo.

Alguns historiadores também falam que o fogo foi importante no processo de socialização do ser humano, pois a montagem de fogueiras na hora das refeições tornou-se um momento de encontro e convívio. Por fim, o fogo também foi importante para aquecer os humanos, também os protegendo do frio.

As ferramentas produzidas pelos humanos nesse período eram de osso e, principalmente, de pedra. O destaque vai para o sílex, uma pedra bem resistente. Essas ferramentas eram utilizadas pelos humanos para caçar animais e garantir sua proteção. As caças obtidas eram preservadas por meio de congelamento, defumação ou secagem.

Na parte final do Paleolítico, os historiadores identificaram que o ser humano já havia desenvolvido as suas primeiras experiências religiosas, além de já praticar rituais funerários, como os sambaquis, muito presentes no litoral brasileiro.

A sedentarização do humano, que inaugurou o Neolítico e só foi possível pelo aquecimento da temperatura média da Terra, permitiu que ele se estabelecesse em um lugar específico e pudesse sobreviver da agricultura e do pastoreio de animais. Entretanto, essa não foi uma mudança fácil, uma vez que o historiador Paul Kriwaczek afirma que ela gerou conflitos entre os seres humanos|1|.

Kriwaczek afirma que a sedentarização mudou radicalmente o estilo de vida dos humanos e contribuiu para a destruição de uma série de habilidades que só os nômades tinham. Além disso, a sobrevivência por meio da agricultura era muito mais difícil do que pela caça, o que fazia com que esses grupos tivessem uma alimentação muito mais pobre.

Acesse também: Código de Hamurábi – um dos primeiros códigos de leis da humanidade

Periodização da história e do Paleolítico

O Paleolítico é um período incluso no que conhecemos como Pré-História, que também engloba o Neolítico e a Idade dos Metais. Essa divisão foi estabelecida por historiadores do século XIX e se baseou muito na forma como os intelectuais desse século enxergavam a história.

Eles entendiam que a história humana se iniciava com o surgimento da escrita, por volta de 3000 a.C. Sendo assim, tudo anterior a isso foi entendido como uma pré-história. A nomenclatura permaneceu, mas a historiografia atual não compreende mais que a história só se iniciou quando surgiu a escrita.

Perguntas interessantes