História, perguntado por magnata9, 1 ano atrás

o que foi os castelistas

Soluções para a tarefa

Respondido por Micheelee234567
23
Os militares que governaram o Brasil entre 1964 e 1985 eram todos anticomunistas e contrários à quebra da hierarquia nos meios militares. Mas havia também discordâncias entre eles, o que permite reuni-los em dois grupos.
Um deles, o dos castelistas, era liderado pelos generais Golbery do Couto e Silva, Ernesto Geisel e Castelo Branco (daí esse grupo ser conhecido como castelista). O outro grupo, o da “linha-dura”, tinha como porta-voz o general Artur da Costa e Silva, e era contrário ao dos castelistas, por considera-los moderados demais. Os generais da linha-dura defendiam a radicalização do regime no combate à subversão e ao Comunismo; eram homens mais pragmáticos e menos teóricos que os castelistas. Durante o Regime Militar, os castelistas e a "linha-dura" disputaram entre si o controle do poder.
Respondido por EduardoPLopes
11

"Castelistas" era o nome dado ao grupo mais "moderado" no contexto da Ditadura Civil-Militar brasileira, que recebeu este apelido por causa do seu líder - o General Castelo Branco (eram também conhecidos como "Grupo de Sorbonne").

Eles viam a Ditadura Militar como uma situação temporária, já prevendo, para 1966, eleições diretas para a presidência do país. Foram, contudo, derrotados  pelos movimentos internos do exército - adeptos da chamada "Linha-Dura", que viam na manutenção da Ditadura Militar, que de fato durou até 1985, uma situação mais desejável de coisas -, de modo que a sua influência sobre a condução do governo caiu e muitos deles foram perseguidos, presos e expulsos das forças militares.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/3599342

Anexos:
Perguntas interessantes